-Publi-A-

Planetários Digitais de Parintins e de Manaus fazem parte de selecto grupo da Astronomia internacional

Figura 01: Planetário Digital de Parintins estreou em Barreirinha/AM, capacitando professores da Rede Pública de Ensino do Amazonas. Crédito da imagem: Planetário Digital de Parintins – NEPA/UEA/CNPq.

Em agosto de 2015, a União Astronómica Internacional (UAI) criou um selecto grupo de Astronomia que actuasse especificamente nos países lusófonos (PLOAD). Sua missão é utilizar a Astronomia como instrumento para o desenvolvimento em países e comunidades de Língua Portuguesa.

Tendo em vista o objectivo acima, a UAI, recrutou expoentes na área da Astronomia de diferentes países e comunidades de Língua Portuguesa. Cá no Brasil, um dos recrutados foi justamente o NEPA/UEA/CNPq, liderado pelo     Dr. Nélio M. S. A. Sasaki.

Figura 02: Planetário Digital de Manaus a marcar presença no SECAM 2015. Crédito da imagem: Planetário Digital de Manaus – NEPA/UEA/CNPq.
Figura 02: Planetário Digital de Manaus a marcar presença no SECAM 2015. Crédito da imagem: Planetário Digital de Manaus – NEPA/UEA/CNPq.

Agora, Portugal e Brasil (e os demais países lusófonos) irão viabilizar o cumprimento dos benefícios sociais da Astronomia no mundo lusófono, através de acções concrectas, tais como: formação de professores, seminários, workshops, entre outras actividades.

Neste último final de semana, os Planetários Digitais de Parintins e de Manaus foram eleitos como legítimos representantes da Astronomia brasileira, no exterior.

“A partir de agora, as acções do NEPA/UEA/CNPq e dos Planetários de Parintins e Manaus passam a ser acompanhadas de perto pela União Astronómica Internacional e, claro, pelas principais instituições internacionais na área de Astronomia.”- afirmou Dr. Nélio Sasaki.

É a primeira vez na história da Astronomia Internacional que o Brasil tem um representante da Região Norte. Diante essa nova configuração caberá aos Planetários Digitais de Parintins e Manaus continuarem a dar o exemplo, do trabalho que tem sido realizado cá no Amazonas, para outros centros de Astronomia espalhados por todo Brasil.

Dr. Nélio Sasaki – Doutor em Astrofísica, Líder do NEPA, Membro da SAB, Membro da ABP, Membro da SBPC, Membro da SBF, membro da AIU, membro da PLOAD, membro do ST/Brasil, Revisor da Revista Areté, Revisor da Revista Eletrônica IODA, Revisor ad hoc do PCE/FAPEAM, Coordenador do Planetário Digital de Parintins, Coordenador do Planetário Digital de Manaus, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

você pode gostar também