Podemos oficializa candidatura de Amazonino Mendes à Prefeitura de Manaus

Podemos oficializa candidatura de Amazonino Mendes à Prefeitura de Manaus

O Podemos oficializou a candidatura do ex-governador Amazonino Mendes à Prefeitura de Manaus. O anúncio aconteceu na convenção eleitoral do partido, realizada nesta quarta-feira (16). O vice será o deputado estadual Wilker Barreto, também do Podemos.

A convenção foi realizada em formato híbrido (presencial e online), e contou com a participação de correligionários e apoiadores de Amazonino. O político já foi eleito prefeito da capital amazonense por três vezes (1983, 1992 e 2008).

Na ocasião, o Podemos também anunciou os 40 candidatos que disputarão vagas na Câmara Municipal de Manaus. Além da sigla, Amazonino também contará com o apoio do MDB, PSL e do Cidadania.

Perfil

 

Amazonino Armando Mendes, de 80 anos, nasceu em Eirunepé, no interior do estado. Em 1983, chegou pela primeira vez à Prefeitura de Manaus. Em 1986, após o término do seu mandato de prefeito, foi eleito pela primeira vez governador do Amazonas. Em 1990, o político chegou ao Senado. Dois anos após ser eleito senador, Amazonino retornou à Prefeitura de Manaus.

Desta vez, o mandato do político durou somente dois anos. Isso porque, em 1994, ele deixou o cargo para assumir, pela segunda vez, a função de governador do estado, sendo reeleito em 1998.

Em 2004, tentou candidatura à Prefeitura de Manaus, mas foi derrotado por Serafim Corrêa (PSB). Em 2006, amargou outra derrota, desta vez para o governo do Estado. Foi vencido por Eduardo Braga (MDB) ainda no primeiro turno. Em 2008, Amazonino voltou a se candidatar à Prefeitura, sendo eleito no 2º turno. Após o fim do mandato, não tentou a reeleição. Em 2017, foi eleito governador pela quarta vez, após a cassação do ex-governador José Melo.

 

 

Com informações do g1

você pode gostar também