Porto de Parintins volta funcionar depois de seis meses fechado
Josene Araújo | Parintins 24 Horas
Parintins – Depois de seis meses fechado o terminal hidroviário de Parintins foi reaberto na tarde desta sexta-feira (03). Foi necessário resolver as pendências da parte de segurança da balsa, escotilha, pinturas para comunicação visual e a elevação das treliças que facilitaram a passagem de toras de árvores e o lixo que desce no Rio Amazonas.
O agente fluvial baixou portaria colocando o porto em trafego até dia 1º de agosto.
O Comandante da Agência Fluvial de Parintins – Marcelo Barrios, fez o anuncio em companhia do Secretário de Obras do município, Mateus Assayag, e engenheiros do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT. Assayag destacou que a força tarefa reuniu a Prefeitura, Secretaria de Obras, Deputado federal Alfredo Nascimento e DNIT.
“O porto volta a funcionar com todas as operações normais a partir de agora. Agradeço a sensibilidade do Comandante da Agência local que teve o bom senso e a tranquilidade para entender a importância da necessidade da reabertura do porto”, disse Assayag.
Ele anunciou que outra luta ainda no porto, será a criação de um projeto que torne viável a atracação de navios turísticos.
“O prefeito Bi Garcia já autorizou, procurarmos um escritório naval especialista nesse projeto para que os grandes navios possam atracar no porto. Faremos uma parceria com o DNIT para a execução do projeto. Parintins não pode perder mais com esse fluxo de turistas estrangeiros. A maioria fica dentro dos navios porque não há segurança”, afirma.
Mateus acrescentou quer a próxima batalha será para a reabertura do Aeroporto. Segundo ele o prefeito não tem medido esforços disponibilizando máquinas para baixar a vegetação por determinação da ANAC e o projeto de manejo da fauna. “Além da parte política que vem sendo trabalhada. Esperamos obter êxito em curto espaço de tempo”, finalizou.