Notícias de Parintins o tempo todo!

Porto na ‘Boca da Valéria’ melhora receptivo para milhares de turistas

Foto: Freyzer Andrade

Aproximadamente cinco mil turistas são esperados no Centro Receptivo Fluvial Turístico (CRFT), na comunidade São Paulo, na ‘Boca da Valéria’, na serra de Parintins, na temporada de navios de cruzeiros 2018/2019. A administração, manutenção e recursos humanos para funcionamento serão de responsabilidade da Prefeitura de Parintins. Os primeiros turistas a serem recepcionados no porto da Valéria são do navio de luxo, Sirena, com 684 hóspedes e 332 tripulantes à bordo, no dia 16 de novembro. No dia seguinte, 17/11, a Valéria recebe o cruzeiro de luxo, Silver Whisper, com 382 hóspedes e 302 tripulantes.

Porto antigo improvisado na comunidade São Paulo, na ‘Boca da Valéria’, para receber turistas até a temporada de navios de cruzeiros 2017/2018 (Foto/Freyzer Andrade)

Os dados sobre o calendário de cruzeiros na Valéria são da titular da Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), Karla Viana.   Ainda em novembro, os cruzeiros MS Prinsedam, dia 21, e Crystal Simphony, dia 23, também chegam ao destino da Valéria. O navio MS Prinsedam comporta até 1.006 passageiros, com uma tripulação de 470 colaboradores. Já o cruzeiro Crystal Simphony traz à bordo 940 hóspedes, com 545 tripulantes.

Turistas internacionais que visitam a ‘Serra da Valéria’ vão ter infraestrutura portuária adequada a partir da temporada 2018/2019. (Foto/Freyzer Andrade)

No mês de dezembro, apenas o cruzeiro Seven Seas Navigator ancora no Rio Amazonas, na ‘Boca da Valéria’, no dia 06, com capacidade para 490 passageiros e 325 de tripulação. No ano de 2019, o navio Sirena volta à Valéria, no dia 02 de janeiro, e o MS Prinsedam, retorna, no dia 09 de março. O último cruzeiro a aportar na ‘Boca da Valéria’ será o Veendam, no dia 14 de marco, com 1.350 turistas e 557 tripulantes à bordo.

Navio Seven Seas Navigator é um dos oito cruzeiros que vão ancorar no rio Amazonas para os turistas conhecerem a ‘Serra da Valéria’. (Foto/Freyzer Andrade)

Infraestrutura turística

O porto turístico da Valéria é iniciativa da gestão do governador Amazonino Mendes, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur). Trata-se deuma edificação com 96m², dotado de salão, três banheiros (um masculino, um feminino e outro para pessoas com deficiência), quiosque de atendimento, lanchonete e sala de artesanato. O projeto de infraestrutura do governo também prevê a construção de um mirante e um museu para preservar o sítio arqueológico da Valéria.

Centro Receptivo Fluvial Turístico foi instalado pelo Governo do Amazonas na comunidade São Paulo, na Boca da Valéria, rota de cruzeiros internacionais

“É um número muito expressivo de turistas. Por isso, que o governador Amazonino Mendes determinou a entrega de um CRFT novo para o local. Nossa proposta é melhorar a qualidade de atendimento aos visitantes e promover o desenvolvimento do turismo comunitário, que é a principal fonte de renda das famílias que moram na serra de Parintins”, afirma o presidente da Amazonastur, Orsine Júnior.

Atrativo

Localizada na divisa entre os Estados do Amazonas e Pará, na região mais alta do município de Parintins, a Serra da Valéria tem 152 metros de altura. O local ficou mundialmente famoso pela presença local de vestígios arqueológicos indígenas, que apareceram devido à erosão. Alguns artefatos ficam expostos a céu aberto, outros podem ser vistos em um pequeno museu construído no local.

você pode gostar também