-Publi-A-

Prefeito Bi Garcia faz articulações para resolver o problema da lixeira em Parintins

Foto: Pietter Freitas.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – O problema da lixeira em Parintins vem se arrastando há anos e o prefeito Bi Garcia informou que para seu quarto mandato (2021-2024) está se articulando com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Governo do Estado e com o Governo Federal para buscar solução para esse problema.

Em entrevista à reportagem do Portal Parintins 24 horas, o prefeito afirmou que já foi resolvido a questão de coleta e que agora o desafio é resolver a finalização desse lixo. “Nós estamos em negociação tanto com o Tribunal de Contas do Estado quanto com o Ipaam no sentido da gente conquistar um sistema que envolve usina de compostagem, incineração, usina de reciclagem e o aterro mínimo de lixo. Isso está sendo trabalhado para que a gente busque nesse governo essa solução”, disse Bi Garcia.

“Por duas vezes já conseguimos dinheiro para o município de Parintins e lamentavelmente os prefeitos não apresentaram projeto e deixaram fugir esses recursos. Nenhuma das vezes aconteceu em um governo que eu estive exercendo o cargo de prefeito. Agora estamos tendo a grande oportunidade e nós estamos numa busca da negociação com o governador do Estado, Wilson Lima, para que recursos da FTI, que é um fundo de investimento para o interior, possam ser disponibilizados para resolver o problema de lixo em Parintins como também tivemos uma reunião com assessores da presidência da República para a busca da solução dentro do Ipaam com o Governo Federal da questão dos resíduos sólidos do nosso município”, prosseguiu.

No mês de outubro de 2019, Bi Garcia assinou o Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), firmado pelo TCE-AM, no qual a Prefeitura se comprometeu em solucionar a situação do lixão a céu aberto do município.

você pode gostar também