Prefeito de Juruti ganha alta médica e cápsulas da Samel para combater Covid-19 no município paraense  

Foto: Divulgação

Por João Paulo Castro

Manaus (AM) – O prefeito de Juruti, Manoel Henrique Costa (PT), recebeu alta do Hospital da Samel, em Manaus, na tarde desta quarta-feira (27). Por falta de leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital de Campanha de Santarém, o político do oeste do Pará recorreu, primeiramente, ao sistema público de saúde de Parintins para tratamento contra a Covid-19, no dia 19 de maio.

Com o comprometimento do pulmão causado pela doença, Henrique Costa ficou poucas horas no Hospital Jofre Cohen, onde passou por atendimento médico e tomou medicação  para aguardar a chegada de UTI Aérea da Samel. O prefeito de Juruti teve diagnóstico positivo para o coronavírus, no dia 13 de maio, e foi hospitalizado, no dia 18. Até então, Henrique Costa realizava tratamento domiciliar.

Com os sintomas da doença agravados, o político chegou a ficar internado no Hospital de Juruti e, em virtude da ocupação total de leitos no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, seguiu para Parintins. Segundo a diretora geral do Hospital Jofre Cohen, Joseane Mascarenhas, o quadro de saúde do prefeito do município paraense apresentava complicações pulmonares.

Henrique Costa ficou uma semana, sob a assistência da equipe médica, submetido ao tratamento de ventilação não invasiva na ‘Cápsula Vanessa’, reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como protocolo eficiente para o menor tempo de internação e recuperação de pacientes com a Covid-19.

A Samel doou 20 cápsulas para o Hospital de Juruti, durante a alta ao paraense. O prefeito de Juruti agradeceu ao apoio da Samel nesse momento de luta contra a Covid-19. “Vamos implementar para as nossas pessoas de Juruti o mesmo sistema de tratamento que recebi aqui, que inclusive, é reconhecido pela OMS”, declarou.

O diretor-presidente da Samel, Luís Alberto Nicolau, informou que o grupo estará de braços abertos para quem solicitar ajuda. “É o que a gente fala todas as vezes, a quem nos pedir ajuda, nós estamos aqui de braços abertos para receber. Não só o Pará, não só o Amazonas, como qualquer um. Ele (Manoel) não está preocupado apenas com a sua saúde, mas também com a saúde de sua população”, reitera.

Conforme a Secretaria de Saúde Pública (Sespa), o Pará tem 31.671 casos confirmados por Covid-19, com 2.605 mortes. Juruti soma 44 casos confirmados e quatro mortes, uma taxa de mortalidade equivalente a 9,09%. O Estado do Pará já tem 21.219 pacientes recuperados e 5 mil casos descartados.

você pode gostar também