Prefeito de Parintins anuncia pagamento do abono aos profissionais da educação

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), anunciou neste sábado (11) o pagamento do abano aos profissionais da educação da rede municipal (professores, serviços gerais, merendeiras, entre outros). O anúncio foi feito no programa Parintins em Revista na Rádio Clube em cadeia com as rádios Alvorada e Tiradentes. O abano é pago com sobras de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Bi Garcia disse que está agindo conforme a nova lei do Fundeb em que subiu a aplicação do recurso de 60 para 70% no salário dos profissionais da educação. Além disso, o prefeito destacou que está seguindo as orientações do Ministério da Educação que vinha pedindo cautela dos prefeitos no que se referia ao uso da sobra dos recursos para alcançar a meta da aplicação de 70% no salário dos profissionais da educação.

“É bem provável que esse abono saia antes de fechar o dia 30. Então se tiver algum resíduo eu ainda posso pagar a diferença do resíduo do abono até o mês de fevereiro. Então devo ter mais recursos que devem entrar nos últimos dias do mês de dezembro, depois do pagamento do abono, que serão incorporados novamente ao abono do mês de dezembro que poderá ser pago nos mês de janeiro ou fevereiro”, explicou Bi Garcia.

Desta forma será aplicado na economia do município quase R$ 30 milhões entre o salário do funcionalismo do mês de dezembro, 50% do 13° salário e mais o abono dos profissionais da educação.

você pode gostar também