Prefeitura de Barreirinha beneficia comunidade do rio Andirá com filtro Salta-Z de tratamento de água  

Foto: Clemente Valente

Barreirinha (AM) – Cerca de 30 famílias da comunidade Boas Novas já têm acesso à água tratada do rio Andirá, com o funcionamento da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), no sábado (08). Dos nove sistemas adquiridos pelo convênio da Prefeitura de Barreirinha com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), este foi o quinto inaugurado.

A entrega de mais uma unidade da tecnologia Salta-Z, realizada pelo prefeito de Barreirinha, Glenio Seixas, contou com a presença de autoridades municipais, moradores, secretários e vereadores. Com a implantação da Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano, qualquer tipo de água se torna potável.
Com isso, ocorre a diminuição do índice de doenças causadas por água não tratada. “O favorecimento, a partir do acesso ao saneamento básico na área rural, torna-se importante para que haja a promoção de saúde. Graças ao apoio da Funasa, através do superintendente estadual Wenderson Monteiro, podemos trazer esse benefício para o povo ribeirinho de Barreirinha” , ressaltou o prefeito, Glenio Seixas.
Comunidade recebe quinto sistema adquirido em convênio da Prefeitura de Barreirinha com a Funasa.
Para o presidente do comunidade, José Castro, com o funcionamento do Salta-Z, os moradores têm água de qualidade, todos os dias, em casa. “Hoje, estamos alcançando esse sistema de água e sei que vai ser muito bom para as crianças e para todos daqui. Nós tínhamos dificuldades de ter água potável na nossa comunidade e agora todos têm acesso”, garante.
Prefeito Glenio Seixas entregou aos comunitários estação de tratamento de água do Rio Andirá.
A tecnologia Salta-Z, em Barreirinha, é implantada em estrutura feita em concreto armado, onde fica suspensa uma caixa d’água de 5 mil litros, com filtro de tratamento de água para fonte de abastecimento. O sistema faz a captação de água do rio ou de poços que passa por um processo de filtragem, com elementos químicos, para transformar em potável, pronto ao consumo humano.
você pode gostar também