Prefeitura de Barreirinha vai efetivar implantação do Ifam até março de 2020

A Prefeitura de Barreirinha começou os andamentos para a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) no município, ao constituir uma comissão e realizar audiências públicas. As etapas do processo foram anunciadas pelo prefeito Glenio Seixas, deputado federal, Átila Lins, deputado estadual, Belarmino Lins, e o diretor do Ifam Parintins, Kleber Brito, no ginásio da Escola Estadual Hilma Dutra, no dia 15 de novembro.

Por motivo de problemas de saúde da esposa, o reitor do Ifam, Antônio Venâncio Castelo Branco, não pode participar da solenidade. “O mais importante são as audiências públicas, porque todos os cursos ofertados pelo Ifam vêm de demandas da comunidade. A população vai apresentar qual a necessidade para o Ifam fazer um estudo, dentro da capacidade que temos de docente e de atendimento do curso, para oferecer as vagas futuramente”, explica o representante do reitor do Ifam, Kleber Brito.
Diante do público, o prefeito Glenio Seixas agradeceu ao apoio dos irmãos deputados e do reitor do Ifam. “Nós conseguimos fazer com que isso se tornasse realidade. Agora, temos muito trabalho pela frente. Esse é um passo inicial para a implantação desse sonho que nasceu quando eu era vereador. Vamos buscar recursos para continuarmos a parte de infraestrutura do prédio. Temos as salas do Touródromo como contrapartida, dentro do Termo de Cooperação Técnica, para a aula magna, no mais tardar, em março de 2020”, anuncia.

O deputado Belarmino Lins disse que a educação de Barreirinha ganhará um aliado perto de casa. “Nos próximos 90 dias, subiremos outros degraus dessa escada para comemorar a concretização desse sonho da administração do prefeito Glenio. Esse núcleo do Ifam vai alcançar, exatamente, a juventude estudiosa de Barreirinha. Mas isso não anula nossa participação como deputado estadual, federal, prefeito e vereadores de lutar pela implantação da universidade genuinamente amazonense aqui também”, pondera.

O deputado federal Átila Lins considerou um fato histórico a chegada do Campus Avançado do Ifam de Parintins a Barreirinha. “Vou trabalhar para ampliar o número de Campus no interior do Amazonas.

Barreirinha é o segundo município a ser contemplado com esse tipo de trabalho e descentralização do Ifam. Essa é uma ação do deputado Átila junto ao reitor do Ifam para ampliar os conhecimentos dos filhos desta terra. Essa é a missão do parlamentar. Tenho compromisso de honra e sério com o povo de Barreirinha”, declara.

você pode gostar também