-Publi-A-

Presidente do Caprichoso, Jender Lobato, participa da live do projeto virtual do Sesc Ribeirão

A viagem virtual pelas festas da cultura popular brasileira continua neste mês de junho. O projeto “Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) Ribeirão Preto, apresenta nesta quinta-feira (10/06), às 19h30, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk), uma live com bate-papo ao vivo sobre o Festival Folclórico de Parintins, que acontece anualmente no meio da Amazônia. O encontro terá a participação do presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato.

“Brasil Vivo! Festas, Tradições e Cultura Popular”, promovido pelo Sesc Ribeirão Preto, com curadoria da fotógrafa paulista e produtora audiovisual, Andrea Goldschmidt, tem como objetivo estimular os participantes a fazer uma viagem virtual e encontrar um novo universo de referências culturais de um Brasil plural.

O Festival Folclórico de Parintins, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), acontece anualmente em junho, com ápice a disputa do boi-bumbá, na ilha de Parintins, que fica a cerca de 400 quilômetros de Manaus, no Estado do Amazonas.

O presidente do Caprichoso, Jender Lobato, ressalta a importância da live do Sesc como forma de manter erguida a bandeira do Festival de Parintins que enfrentou grandes dificuldades com a não realização do evento, em virtude da pandemia do Coronavírus. “Esse projeto vem apresentar um pouco mais do trabalho realizado pelo povo Caprichoso que se prepara o ano inteiro para o festival, mas que, nos últimos anos, tem amargado o cancelamento da festa”, disse.

Com mediação da produtora cultural Vandreza Freiria, a live sobre o Festival Folclórico de Parintins será nesta quinta-feira (10/06), às 18h30, no canal do YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PgMfCaif1mk). O bate-papo contará com a participação especial do presidente do Boi Caprichoso Jender Lobato, o presidente do contrário Antônio Andrade e de Andrea Goldschmidt, que já registrou 38 festas populares e manifestações culturais e religiosas, em 13 estados diferentes.

No encontro virtual, os internautas podem interagir mandando perguntas, além de ver o ensaio fotográfico de Andrea e ficar por dentro dos bastidores da organização desta grande festa popular brasileira.

você pode gostar também