-Publi-A-

Presos serram grades para tentar fuga de cadeia em Manaus

Celas do Centro de Detenção Provisória Masculino (CDPM), localizado no km 8 da BR-174 (Manaus/Boa Vista), foram serradas por detentos. A movimentação de fuga foi constatada no fim da tarde deste domingo (25). No começo deste ano a unidade registrou uma rebelião após fuga em massa de presos.De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), equipes da secretaria localizaram três celas com as grades danificadas durante o procedimento de tranca no pavilhão 2 da unidade.

As grades serradas pelos internos do pavilhão, com 120 detentos, foram identificadas durante inspeção feita pela direção da unidade e equipes da Seap.

“A secretaria vem atuando rotineiramente em apoio a unidades prisionais com maiores populações carcerárias para aumentar a fiscalização e coibir tentativas de desestruturar o sistema penitenciário”, informou.

A Seap comunicou que internos serão encaminhados a um Distrito Integrado de Polícia (DIP) na capital para prestarem esclarecimentos e serem indiciados por dano ao patrimônio público.

Batalhão de Choque entrou na cadeia por volta de 23h30  (Foto: Jamile Alves/G1 AM)
Rebelião no CDP registrada em maio (Foto: Jamile Alves/G1 AM)

Fugas e rebelião

Em maio deste ano, a unidade prisional registou uma rebelião que terminou após cerca de 5 horas de negociação. Um grupo formado por cinco detentos, que estavam em uma sala de triagem, rendeu três agentes penitenciários e uma enfermeira.

O motim ocorreu um dia após a fuga em massa de 39 internos por um túnel com cerca de 11 metros de extensão e 50 centímetro de diâmetro.

A fuga aconteceu pela madrugada e começo da manhã. Objetos como baldes, cordas e estoques – armas artesanais, além de ventiladores utilizados para cavar o túnel foram apreendidos após a fuga.

Túnel utilizado na fuga dos presos (Foto: Thiago Herculado/Rede Amazônica)
Túnel utilizado na fuga dos presos (Foto: Thiago Herculado/Rede Amazônica)
você pode gostar também