Produtores rurais de Barreirinha ficam otimistas com o sucesso de vendas na 1ª Feira Livre em 2020

Desde 2019, a Feira Livre do Produtor se consolida cada vez mais para valorizar o trabalhador rural de Barreirinha. Realizado pela Prefeitura de Barreirinha, com o apoio do Governo do Amazonas, a primeira edição, no ano de 2020, contou com a participação de cerca de 100 produtores rurais, para a venda direta ao consumidor, na Praça da Bandeira, no dia 31 de janeiro. Os dados são da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimentos (Sempa).

Para garantir uma boa renda familiar no início do ano, agricultores das calhas do Paraná do Ramos, Andirá e adjacências da cidade de Barreirinha venderam variedades de produtos alimentícios, hortifruti granjeiro, animais, plantas medicinais e ornamentais e artigos de artesanato. A parceria firmada entre a Prefeitura de Barreirinha e a Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) assegura estrutura de tendas, para abrigar os feirantes, com ambiente otimizado de exposição dos produtos.

O subsecretário da Sempa, Raimundo Luís, afirma que o produtor de Barreirinha se tornou um empreendedor rural e faz a economia local ser movimentada, a partir dessa política de setor primário da administração municipal. “Hoje, o produtor rural emprega, planta, colhe, vende e compra e se torna autossustentável. Essa política de trabalho de geração de renda, do escoamento de produção, permite ao produtor planejar sua estrutura de trabalho”, completa.

Nesta edição, a feira teve a presença da Associação das Mulheres de Cametá do Ramos, com diversos produtos para a comercialização diretamente aos consumidores. A presidente da associação, Arlete Silva, comenta que todas as associadas estão empenhadas para levar em frente esse projeto. “Praticamente, o setor primário em Cametá do Ramos, estava parado. Com a assistência técnica da Sempa, temos uma horta que já abastece nosso distrito e a feira livre”, diz.

Com o planejamento estratégico para o crescimento deste projeto, a Sempa irá realizar mais edições da Feira Livre neste ano de 2020, sempre nos últimos dias de cada mês. Com essa organização administrativa, os consumidores podem reservar suas economias para adquirir os produtos ofertados, durante a realização da feira. O apoio da Prefeitura de Barreirinha para fortalecer o setor primário tem sido essencial. Assim, os feirantes recebem condições para participarem das próximas edições.

você pode gostar também