Professora Dra. parintinense assume Pró-reitoria de Extensão na UFRJ

Por Gerlean Brasil

___

De 2019 até 2023, a Professora Titular e Doutora em Comunicação Social, Ivana Bentes, 54 anos, vai compor a equipe de direção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A nova pró-reitora de extensão da mais importante instituição de ensino superior do Brasil é natural de Parintins, Amazonas, e tomou posse em cerimônia realizada na Cidade Universitária da UFRJ na noite de segunda-feira, (08/07).

Teve o nome escolhido pela reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, sentiu-se honrada e aceitou prontamente. “A extensão hoje é um campo de articulação com a graduação e a pesquisa e o mais importante, de articulação da UFRJ com todos os setores da sociedade, onde os muros se rompem e a universidade se encontra com a cidade”, declara.
Reitora da UFRJ, Denise Pires, chefe de gabinete, Lúcia Abreu, e Ivana Bentes, na cerimônia de posse.
“Temos muitas propostas para conectar a extensão com processos de inovação em todos os campos e com ações e projetos para o Rio de Janeiro. Nossos 60 mil estudantes cumprem 10% da carga horária de seus currículos em projetos e ações de extensão. Uma verdadeira moeda de conversão do conhecimento em ações, experiências, incidência”, indica Ivana Bentes.
Para a jornalista, essa força criativa e essa energia podem se conectar diretamente com projetos de fora da UFRJ. “Podemos nos conectar ainda mais com a cidade e com os desejos e urgências da nossa sociedade. Temos o embrião de muitas experiências nesse arranjo por dentro e por fora da  extensão”, complementa.
Ivana Bentes observa cada vez mais que a gestão nas universidades públicas exige saída da zona de conforto, mobilidade, criação e invenção constantes. “Além de um processo radical de desalienação em relação ao nosso trabalho e em relação ao presente urgente. Sempre gosto de alardear que a gestão pública é uma experiência que nos traz um aprendizado extraordinário e que sempre me foi leve e prazerosa e nunca me impediu de continuar escrevendo, pesquisando e dando aula. É um só fluxo”, acentua.
Equipe da Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ com quem Ivana Bentes vai trabalhar.
“Contamos com o apoio da comunidade acadêmica, mas também dos inúmeros parceiros, amigos nessa gestão que se inicia (2019-2023) da nossa Magnífica Reitora e nossa  equipe que tem um número significativo de mulheres nas Pro-Reitorias, superintendências, em todos os cargos. Somos muitas e muitos. A UFRJ é nosso bunker e nossa pista de decolagem e vai fazer 100 anos em 2020! Não tem tempo ruim nem crise capaz de deter uma comunidade tão potente! E quando me dizem que não temos recursos, sempre respondo, como não? Os recursos somos nós”, aponta.
Perfil
No currículo, Ivana Bentes possui profunda experiência na área de comunicação e cultura, com ênfase nas questões relativas ao papel da comunicação, da produção audiovisual e das novas tecnologias na cultura contemporânea. Ivana Bentes é professora, curadora, ensaísta, apresentadora, comentarista e pesquisadora acadêmica.
Foi secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, no governo de Dilma Rousseff (PT). A jornalista também trabalhou na função de diretora da Escola de Comunicação (ECO) da UFRJ, de 2006 a 2013. É doutora em Comunicação Social pela UFRJ, onde é professora no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura.
___
Fotos: Reprodução Facebook
você pode gostar também