Programa Água Boa levará água potável para 24 comunidades da área de várzea de Parintins

Foto: Arleison Cruz.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Em parceria entre o governador Wilson Lima  (PSC) e prefeito de Parintins, Bi Garcia (DEM), 24 comunidades da área de várzea serão contempladas com o Programa Água Boa, do Governo do Estado, que são sistemas alternativos e coletivos de coleta e tratamento de água em comunidades rurais e ribeirinhas do estado. O programa será implantado pela Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama).

Representando o município, o vereador Telo Pinto, membros da Cosama, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Vigilância em Saúde e da Defesa Civil iniciaram na sexta-feira (21) a visita nas cinco primeiras comunidades que serão contempladas.

Uma das comunidades que será beneficiada é  Boa Vista Cristo Rei – Itaboraí de Baixo. O presidente da comunidade Wilson Vieira Chaves, de 45 anos, conta que ter água potável em sua casa será a realização de um sonho. “Estamos muito satisfeitos pois isso é a realização de um sonho em trazer essa oportunidade de vida melhor para as pessoas que moram no interior que vão poder consumir uma água de qualidade e com isso vai diminuir as doenças que são adquiridas pelo consumo da água do rio, como a diarreia. Com esse projeto com certeza as pessoas terão uma vida melhor”, destaca  o comunitário.

O gerente de responsabilidade socioambiental da Cosama, Denison Gama, explica que o Programa Água Boa utiliza um sistema como o Salta-Z, que usa a água do rio para deixá-la própria para o consumo e que ele será implantado nas cinco primeiras comunidades após o rio baixar. “Nós temos prioridade de cinco comunidades para agora ou no máximo em julho para serem enviadas para Parintins. Assim que as águas baixarem a Cosama em conjunto com a prefeitura, Defesa Civil, Câmara de Vereadores e SAAE vai iniciar o processo de instalação. Essas cinco estão de pronta entrega e outras 19 de julho pra agosto vamos estar entregando, que é quando as águas vão estar baixando. Aí vamos fazer um trabalho mais acelerado”, informou.

“É verdade que as comunidades estão submersas, mas a equipe da Cosama, a pedido do governador Wilson Lima, em parceria com o prefeito Bi Garcia, veio a Parintins para que tenha continuidade na instalação. São cinco comunidades que vão receber tão logo a água baixe, mas já está tudo certo para instalar nas 24 comunidades, ou seja, vamos fazer a cobertura total de todas as comunidades de várzea, se Deus quiser até final deste ano”, salienta o vereador Telo Pinto

As cinco primeiras comunidades que serão contempladas são: São José – Itaboraí de Baixo, Boa Vista Cristo Rei – Itaboraí de Baixo,  Nossa Senhora das Graças – Paraná do Limão de Cima, Nossa Senhora de Fátima do Araçatuba e Sagrada Família – Ilha das Guaribas.

você pode gostar também