Programas Água no Jirau e Salta-Z avançam na zona rural de Parintins

Parintins (AM) – De terça (11) à quarta-feira (12), a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) e Defesa Civil, em parceria com Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), ampliou os programas Água no Jirau e o Salta-Z em mais de 10 comunidades da zona rural do município.

O produtor rural Ivanilson Rictor de Souza, 65, do Divino Espírito Santo do Aduacá, localizado no Distrito do Caburi, uma das comunidades beneficiadas com o Água no Jirau, ficou felizardo ao abrir a torneira de sua casa e ter uma água limpa e forte para suprir suas necessidades. “Agora está bom demais, a gente acorda e já tem água na torneira, não precisa mais trazer água do rio no balde em cima do ombro. A nossa vida vai melhorar muito”, disse o morador.

O prefeito Bi Garcia destacou os trabalhos feitos do município em parceria com o SAAE na zona rural e anunciou que o abastecimento de água no Divino Espírito Santo do Aduacá será ampliado. “Nós vamos atravessar o rio com uma rede de abastecimento e atender todos os moradores tanto do lado de Parintins quanto do município de Nhamundá”, falou o prefeito.

O diretor do SAAE e morador do Distrito do Caburi, Fermiliano Tavares, afirma que, ao saber das dificuldades que os moradores da localidade tinham de ter acesso a água potável, ficou emocionado e gratificado de poder dar a sua contribuição como comunitário e agora a frente da Autarquia. “Eu tenho maior prazer de fazer aquilo que é importante para minha comunidade, para o povo que eu convivo. Temos o conhecimento e o carinho pelo povo das comunidades como eles têm por nós. Então fico muito gratificado em fazer o que faço por amor”, frisou Fermiliano.

As comunidades da área de várzea que passaram a ser beneficificadas com o programa Salta-Z, que utiliza tecnologia criada pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) para coletar água do rio Amazonas, purificar e distribuir aos moradores são: Menino Deus do Itaboraí do Meio, São Sebastião do Saracura, São José da Vila Bentes, Paraná de Parintins do Meio, Santa Rita do Boto, Costa da Águia, São Sebastião da Brasília, São José do Paraná do Espírito Santo de Cima, Nova Olinda do Borralho e São José do Paraná do Limão.

Por outro lado, os moradores que agora têm água potável em suas casas graças ao programa Água no Jirau são: Marajá, Divino Espírito Santo do Aduacá e Santa Terezinha do Caburi.

Assessoria SAAE

você pode gostar também