Projecto de Astronomia financiado pela PROEX/UEA e IAU/OAD chega às Escolas do Município de Parintins
O município de Parintins já começou a receber projectos financiados pela PROEX/UEA e IAU/OAD. A primeira escola da rede municipal a inovar com a introdução da Astronomia no maternal e primeiros ciclos é o Centro Educacional Infantil Novo Horizonte, cuja Gestora é a Prof. ª Saiomy Magalhães Sakamoto.

Formada em Pedagogia pela UFAM, a Gestora Sakamoto assumiu a gestão do Centro Educacional Infantil Novo Horizonte em fevereiro de 2019. Desde então, tem trabalhado no sentido de estruturar ações socioeducativas que possam agregar valores e fortalecer as propostas traçadas pela escola. “Uma das preocupações desta gestão e do quadro de professoras é a formação do indivíduo. Neste sentido, a vinda das ações de Letramento Infantil em Astronomia promovidas pelo Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia (NEPA) foi muito bem-vinda em nossa escola. As crianças e as professoras estão muito motivadas com as novas perspectivas. Inclusive, o Centro Educacional Infantil Novo Horizonte está inscrito na Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) sob a orientação e suporte do NEPA.” – afirmou a Gestora.
O Núcleo de Ensino e Pesquisa em Astronomia – NEPA – desenvolve projectos nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária. Em particular, o projecto que se iniciou no CEI Novo Horizonte é de natureza extensionista. Ou seja, é voltado para o Ensino de Astronomia junto às escolas. É bem verdade que, no município, há escolas que se inscreveram na OBA. Entretanto, o CEI Novo Horizonte é a primeira escola da rede municipal a ter um curso de formação em Astronomia Infantil, acompanhado pelo NEPA – e financiado pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX/UEA) e pela União Astronómica Internacional (IAU/OAD) que em 2019 comemora seu centenário.

As Professoras de Ciências: Adriana Lima Sicsú, Elizandra Vicente Lopes e Sheila Machado Marchão juntamente com as Professoras auxiliares – Maria Perpétua Buás e Eduarda dos Santos Soares – estão a acompanhar as jovens pesquisadoras do NEPA: Thaís Farias (bolsista PROEX/UEA) e Dávila Silva (voluntária PROEX/UEA).
O projecto intitulado “Astropedagogia: do maternal ao 9º ano e EJA” tem como prioridade, o letramento científico desde o maternal. Nesta primeira fase, o NEPA levou conceitos sobre Sistema Solar, estrelas e planetas para os alunos do CEI Novo Horizonte. Thaís Farias (bolsista PROEX/UEA) disse que: “É importantíssima a existência de projetos extensionistas na Universidade do Estado do Amazonas. Afinal, essa é a oportunidade que eu tenho para interagir com a escola, trocar experiências com as professoras e ajudar a construir os conceitos fundamentais trabalhados com os alunos. Aqui a gente vê tudo como é na prática. É gratificante poder acompanhar cada descoberta destas crianças. E a escola foi muito receptiva com a gente.” Para Dávila Silva (voluntária PROEX/UEA) – “O Dr. Nélio Sasaki, quando nos apresentou o projeto, enfatizou que a aprendizagem das alunas era uma prioridade do NEPA. Eu particularmente fiquei muito feliz com isso. Pois, para muitas meninas a Ciência é algo muito distante, desde os anos iniciais. E no NEPA, encorajamos as alunas a se envolverem mais com a Astronomia. É fundamental para nós, a consciência de que nós mulheres podemos estudar e nos destacarmos nas áreas de atuação que escolhermos.”

Ao todo, os projectos extensionistas desenvolvidos pelo NEPA consolidaram mais de 166 mil Reais em investimento por parte do Governo do Amazonas, através da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), cujo edital para os projectos extensionistas foi gerido pela Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (PROEX). O NEPA também recebeu financiamento da União Astronómica Internacional (IAU/OAD) – entidade que é a maior autoridade na Astronomia mundial – e em 2019, completa 100 anos de existência. A IAU/OAD preza pela formação do indivíduo levando-se em consideração a História, Sociedade, Cultura e os aspectos Económicos no qual o mesmo está inserido. Aliás, Parintins tem uma história, cultura e folclore riquíssimos – e o NEPA trabalha intensamente esses pontos.

A decisão da Gestora Sakamoto em receber um dos projectos financiados pela PROEX/UEA e IAU/OAD abriu as portas para as demais escolas da rede municipal de Ensino, pois, outras gestoras já reinvidicaram a presença do NEPA em suas escolas. “Nós do Centro Educacional Infantil Novo Horizonte agradecemos ao Prefeito Bi Garcia, ao Secretário de Educação João Costa e ao apoio da SEMED – juntos deram todo o suporte e apoio à nossa escola que prima pela qualidade da Educação. Queremos também agradecer aos pais de todos nossos alunos e alunas, pela confiança depositada em nosso trabalho e na Educação fornecida pelas escolas municipais. Ao quadro de professoras e auxiliares, a equipe de serviços gerais, à secretaria do CEI Novo Horizonte e à equipe de segurança – todos eles abraçaram a proposta desta gestão e esse comprometimento refletiu nas parcerias que estão vindo para o CEI Novo Horizonte. Agradecemos a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e parabenizamos a iniciativa dos projetos de extensão, os quais vieram para nós através do NEPA. Por fim, registramos a dedicação do Dr. Nélio Sasaki e de suas alunas, o trabalho conjunto está fazendo toda diferença na educação de nossos alunos. O CEI Novo Horizonte está aberto aos demais projetos extensionistas tanto da UEA quanto da UFAM. “- ponderou Sakamoto.
Aliás, a Gestora Saiomy Sakamoto foi criteriosa: “Antes de aceitar a vinda do projeto, eu mesma fiz questão de ir até a UEA e conhecer a estrutura do NEPA. Como cidadã, educadora e, agora, gestora acho positivo que Parintins tenha Universidades fortes e preparadas. Acho louvável que elas busquem trabalhar em parceria com as escolas. Entendo que oportunidades como estas trazem um novo ambiente para as escolas. Assim, seria importante que a comunidade entendesse a importância dos projetos para nossas crianças e apoiassem a participação das mesmas em projetos dessa natureza.” – afirmou.
“Ficamos felizes com a anuência da escola CEI Novo Horizonte. Hoje, o NEPA possui um Laboratório Pedagógico de Astronomia, onde preparamos materiais, recebemos as escolas, ministramos cursos de formação e capacitação aos professores e alunos da rede pública de Educação, além de aplicamos as provas das olimpíadas brasileira de Astronomia e Física. É fundamental para a popularização da Ciência e Tecnologia que a Universidade trabalhe junto com a SEDUC e SEMED, neste sentido, o NEPA celebra a parceria com ambas.” – declarou o coordenador do NEPA – Dr. Nélio Sasaki.
“As ações do NEPA são os frutos do apoio de várias entidades, sem as quais seria impossível promovermos a Popularização da Ciência e Tecnologia. Por isso, agradecemos ao Conselho Estadual de Educação–AM, ao Governo do Amazonas, à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários – PROEX/UEA, Governo Federal, MEC, MCTIC, CNPq, SAB, ABP, SBPC, SBF, APAS, União Astronómica Internacional (IAU/OAD), UNESCO.” – esclareceu o coordenador do NEPA.
Como entrar em contacto com o NEPA?

A ciência da SEDUC e SEMEDs para a execução das acções do NEPA nas escolas é um passo importantíssimo. Afinal, quando aqueles órgãos comunicam aos gestores das escolas das redes estadual e municipal, respectivamente, sobre a ida do NEPA nas escolas – naturalmente o diálogo é favorecido. E isso viabiliza a demanda de cursos voltados para professores, cursos para alunos, oficinas, palestras, entre outras actividades realizadas pelo NEPA. Actualmente, o NEPA possui as seguintes linhas de actuação, a saber:
- Astrobiologia (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astrofilosofia (Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astrofísica (Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astrogeografia (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astrogeologia (Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astrohistória (Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astrolinguagem (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astromatemática (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astronomia em LIBRAS (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astronomia Indígena (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astronomia Afro-brasileira (Ensino Fundamental II, Ensino Médio, EJA);
- Astropedagogia (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
- Astroquímica (para crianças, Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA);
Todas as linhas estão à disposição dos Profissionais da Educação tanto da rede estadual quanto da rede municipal, mas, vale salientar a importância da Escola manifestar no ofício – encaminhado ao NEPA – as opções dos projectos que ela deseja receber e para qual público-alvo (maternal, infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio ou EJA).