-Publi-A-

Projecto do NEPA/UEA/CNPq leva Astronomia às escolas.

Como eu sempre digo, cá  nesta  coluna, o NEPA/UEA/CNPq é  um grupo de pesquisa  especializado  em Astronomia. Recentemente, um projecto coordenado pelo líder do NEPA/UEA/CNPq    permitiu ao  grupo de pesquisa receber um conjunto de dados  que serão analisados por alunos  parintinenses.  “Evidentemente, estamos muito felizes com os dados actuais, afinal – poderemos pensar em fazer TCCs, projectos de especialização, mestrado e doutorado em Astronomia de alto nível.” Afirmou Dr. Nélio Sasaki – líder do NEPA/UEA/CNPq.

Entenda o projecto – com a estrutura de hoje, o NEPA/UEA/CNPq tem condições de desenvolver pesquisas de qualidade nas seguintes áreas: Astrofísica, Astroquímica, Astrobiologia e Astronomia Indígena.  Além de outras vertentes.

– Entendi, mas  qual o perfil que se espera?

– Excelente pergunta.  No NEPA/UEA/CNPq  tivemos  alunos de diversos cursos de graduação,  citaremos alguns: Biologia, História, Geografia, Matemática, Química, Pedagogia e Letras. Também vale sublinhar que estamos a falar de projecto de pesquisa.  Neste sentido,  os alunos  das diversas graduações  existentes em Parintins  poderão  fazer  seus trabalhos de conclusão de curso  em Astronomia e/ou   elaborarem seus pré-projectos   para especialização, mestrado e doutorado também em Astronomia.

  Além desta vertente, há outra possibilidade a ser considerada, a  saber:   muitos alunos e professores do Ensino Fundamental  e Ensino Médio   querem desde cedo trabalharem com Astronomia.  A pensar nesta questão, o NEPA/UEA/CNPq   tem um projecto intitulado “Astronomia no meu dia-a-dia”.  O objetivo é incentivar  estudantes e docentes  a entrarem em contacto  com projectos de Astronomia desde cedo. Inclusive, para  professores e alunos  interessados no assunto,  há  a possibilidade de  sua  escola  participar de competições  nacionais e internacionais em Astronomia. Com   as ferramentas que o NEPA/UEA/CNPq  possui,  o professor  e/ou  o aluno poderá  solicitar ao NEPA/UEA/CNPq a imagem de qualquer objecto   celeste. Caso  o professor e/ou aluno não saibam   qual objecto escolher,  o NEPA/UEA/CNPq poderá ajudá-los  nessa tarefa.

Quem poderá fazer a solicitação?  Qualquer professor vinculado à SEDUC e/ou  à SEMED. Basta escrever para o e-mail: [email protected] .

Dr. Nélio Sasaki – Doutor em Astrofísica, Líder do NEPA/UEA/CNPq, Membro da SAB, Membro da ABP, Membro da SBPC, Membro da SBF, membro da UAI, membro da PLOAD/Brasil e ST/Brasil, Revisor da Revista Areté, Revisor da Revista Eletrônica IODA, Revisor ad hoc do PCE/FAPEAM, Coordenador do Planetário Digital de Parintins, Coordenador do Planetário Digital de Manaus, Professor Adjunto da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

você pode gostar também