Projeto ambiental da comunidade Macurany devolve à natureza cerca de 200 filhotes de tracajás

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Na manhã deste sábado (29) quase 30 filhotes de tracajás foram soltos nas proximidades do antigo balneário da Cristina, localizada na comunidade do Macurany, área suburbana de Parintins. Esta ação é fruto do projeto ambiental Soltura de Quelônios do Macurany que existe há 20 anos e tem parceria com o programa Pé-de-Pincha, da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Foto: Gilson Almeida.

De acordo com o coordenador do projeto, o biólogo Odirley Souza, os 30 filhotes que foram soltos fazem parte de cerca de 200 pequenos tracajás que estão sendo devolvidos à natureza em diferentes locais da comunidade. “Espero que com isso esses filhotes possam viver em seu ambiente natural e cumprir com sua função ambiental. E a gente como ser humano que trabalha com a conservação ambiental, uso racional dos recursos, é uma atividade que compensa um pouco a grande ação humana que está ocorrendo nesses ambientes”, frisou Odirley.

A acadêmica do curso de Artes Visuais da Ufam, Ruth Souza Barata, conta que gostou muito de participar pela primeira vez da soltura de quelônios tendo em vista que sempre se interessou pelo projeto. “É uma experiência muito boa. Nós deveríamos ter mais consciência, não só a comunidade, mas toda a cidade de Parintins para que pudesse ter uma união para ajudar os animais a sobreviver assim como incentivar o turismo da nossa cidade com essa atividade”, destacou a universitária.

você pode gostar também