Promessa e Esperança: artistas iniciam pintura do Mural da Fé

Eldiney Alcântara | 24 Horas

[email protected]

Nascido de uma promessa, o Mural da Fé mais uma vez começou a ser pintado neste dia 06 de julho, data tradicional de início da festa em honra a Nossa Senhora do Carmo, padroeiro de Parintins. Ao comando do artista Glemberg Castro, 15 voluntários iniciam um trabalho que une duas grandes forças do parintinense católico: a fé e a arte.

O trabalho é voluntário e acontece até o dia 16 de julho na rua Rio Branco, Centro de Parintins, no muro de 100 metros do Colégio Nossa Senhora do Carmo, de onde nasceu o nome da obra. Glemberg usa técnica de pintura monocromática em preto e cinza, mas também inclui as cores da santa (amarelo e rosa). São seis anos realizando esse trabalho e o local virou um ponto turístico no período da festa religiosa.

O tema do mural se baseia na temática da Festa da Santa, que esse ano é “Maria, esposa de José, mãe e auxílio dos cristãos”. Glemberg afirma que na pintura deste ano não existirão rostos tristes para simbolizar a alegria e a esperança em dias melhores. “É uma mensagem que a gente vai deixar mais uma vez de esperança, de fé. Com a pandemia, tudo ficou um pouco mais difícil, mas em nenhum momento a gente se limitou em relação a arte, porque a gente está aqui mais uma vez mostrando a arte não só em forma de fé, mas como forma de retribuir. É gratidão pela saúde”, destacou.

“Nossa caminhada foi muito difícil nesses dois anos que ficamos sem festival, sem carnaval. Hoje é uma forma da gente retribuir, fazendo essa grande homenagem pra Nossa Senhora do Carmo”, revela Glemberg, apontando para as dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19 à classe dos artistas.

A construção do Mural da Fé é feita de forma voluntária e conta sempre com doações de fiéis católicos. Este ano, os artistas precisam de flores, balões, foguetes e pequenas quantias em dinheiro para compra de material necessário nas pinturas. Os artistas também recebem lanches e demais alimentos usados nas refeições que fazem no próprio local. As pessoas interessadas em colaborar podem ir à rua do Mural (Rio Branco) e entregar os donativos ou podem entrar em contato com o artista responsável (Glemberg Castro 21 997148-3973). Toda ajuda é bem vinda.

você pode gostar também