Quatro cinemas de Manaus retomam atividades; capacidade das salas e horários de sessões são reduzidos

Espaços tiveram funcionamento autorizado pelo governo a partir do dia 1º de agosto, com diversas medidas protetivas. Maioria dos cinemas da capital segue sem previsão de retorno.

Os cinemas de Manaus começaram a retomar as atividades desde o dia 13 de agosto, após quase cinco meses fechados por conta da pandemia do novo coronavírus. Até esta terça-feira (25), três espaços já estavam funcionando e um tem o retorno previsto ainda para esta semana. Agora, os cinemas também precisam cumprir uma série de normas para evitar a disseminação da Covid-19.

O retorno de cinemas, teatros, circos e espaços culturais foi autorizado pelo Governo do Amazonas, a partir do dia 1º de agosto, com lotação máxima de 50% da capacidade. O uso obrigatório de máscara, distanciamento entre poltronas e adaptações no sistemas de compras estão entre as medidas adotadas de prevenção contra a Covid-19, que infectou, até segunda-feira (24), mais de 115 mil pessoas no Estado.

O primeiro cinema a reabrir em Manaus foi o Playarte, no Manauara Shopping, no dia 13 de agosto. Entre as medidas adotadas para o retorno estão o intervalo maior entre as sessões, redução da capacidade das salas, com 1 metro de distância entre as poltronas, e sinalizações em ambientes comuns. O espaço funciona todos os dias de 15h às 22h.

Já o Kinoplex, no Amazonas Shopping, reabriu no dia 20 de agosto. Algumas das medidas adotadas nas salas de cinema são: uso obrigatório de máscara em todos os ambientes, consumo de alimentos e bebidas permitido exclusivamente quando o espectador estiver sentado no lugar marcado, além da redução de 50% da capacidade de lugares nas salas de exibição, e distanciamento de 1,5m entre as poltronas.

O Kinoplex também recomenda que a compra de ingressos e itens da bomboniere sejam realizadas pela internet. No espaço físico, os clientes também dispõem de totens de autoatendimento para compra desses produtos.

Rede UCI, do Sumaúma Park Shopping, anuncia que irá retomar suas sessões nesta quinta-feira (27). No local, foi adotado um sistema que bloqueia automaticamente a compra de ingressos para assentos próximos aos já ocupados. Escudos de proteção nas bilheterias e bombonieres também foram instalados para evitar contato entre clientes e funcionários. A máscara também será obrigatória e o consumo de produtos só será permitido dentro da sala de projeção. Recipientes com álcool em gel e adesivos com marcações de lugares também foram instalados ao longo do cinema.

Cine Casarão voltou com as atividades no dia 23 de julho. Localizado no Centro de Manaus com uma proposta mais tradicional e alternativa, o espaço reduziu o número de assentos de 35 para 19 lugares, além de realizar a distribuição de máscaras descartáveis para o público e também álcool gel. Segundo a direção, após cada sessão a sala é desinfectada com um sistema de luz de ozônio.

Com informações do g1

você pode gostar também