Quilombolas são beneficiados com água tratada do Rio Andirá em Barreirinha

A comunidade quilombola Boa Fé, no Rio Andirá, celebrou 33 anos de fundação, com a inauguração de uma unidade do sistema Solução Alternativa Coletiva Simplificada de Tratamento de Água para Consumo Humano (Salta-Z), na quinta-feira, 05 de setembro. A Prefeitura de Barreirinha presenteou 48 famílias quilombolas, com a implantação da tecnologia de tratamento de água de rio, na localidade rural do município.

A comunidade recebeu a terceira de 10 estações Salta-Z, adquiridas pela Prefeitura de Parintins em convênio com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), para ofertar água às populações tradicionais ribeirinhas. A entrega da tecnologia Salta-Z teve a presença do prefeito de Barreirinha, Glênio Seixas, acompanhado dos vereadores, Ronan Barbosa, Vanderlan Cabral e Orlanildo Tavares, além de secretários e equipe de governo.

Garantir acesso das famílias à água oferecida pelo sistema desenvolvido pela Funasa é uma das conquistas mais importantes da administração pública municipal de Barreirinha. Para o prefeito Glenio Seixas, é gratificante colocar água tratada em uma comunidade ribeirinha, com uma grande estrutura composta por equipamentos de captação e armazenamento, para melhorar a qualidade de vida da população da zona rural.

A tecnologia Salta-Z filtra a água do Rio Andirá para tirar as impurezas e tornar potável o líquido. “Deixamos um diferencial na estação Salta-Z, que já é destaque em âmbito estadual e nacional, com a estrutura toda em concreto armado e estruturas metálicas para proteger esta obra de possíveis danos. Peço aos comunitários que usufruam desse bem precioso, mas, cuidem com carinho e atenção para ter maior durabilidade”, frisou Glênio.

As comunitárias Valdemira Pinheiro, 86 anos, e Maria dos Santos, 76 anos, em nome das 48 famílias quilombolas, agradeceram ao prefeito de Barreirinha pela instalação da estação de tratamento de água do rio. De acordo com as moradas, a comunidade havia ficado esquecida pelo poder público em anos anteriores. A emoção tomou conta de todos quando Dona Maria Santos entoou um louvor e recitou uma poesia, em agradecimento ao benefício.

Desfile Cívico Quilombola

A comemoração de 33 anos da Boa Fé do Andirá foi marcada pelo Desfile Cívico de alunos quilombolas das comunidades São Pedro e Santa Tereza do Matupiri, em homenagem aos 169 anos da Elevação do Amazonas à Categoria de Província, no dia 05 de setembro. A marcha, realizada em um circuito na orla da comunidade, teve o envolvimento de 200 estudantes, além de professores e funcionários das três escolas localizadas no Rio Andirá.

Fotos: Clemente Valente (Agência Decom)

você pode gostar também