-Publi-A-

Reforma e ampliação: técnicos de Brasília visitam Casai/Parintins

Na terça-feira, 09, uma equipe técnica da Secretaria Especial da Saúde Indígena, Sesai de Brasília, visitou a Casa do Índio, Casai/Parintins. O objetivo foi acompanhar o trabalho do Distrito Sanitário Especial Indígena, Dsei/Parintins. O grupo da capital federal é formado por membros do Departamento de Saneamento e Edificação da Saúde Indígena, Dsesi, e do Departamento de Atenção à Saúde Indígena, Dasi.

Também estiveram presentes na visita o grupo técnico do Dsei/Parintins do Setor de Saneamento da Saúde Indígena, Sesani, e a coordenadora do Dsei, Lanira Garcia. O trabalho busca verificar as condições estruturais da Casai para definir projetos de reforma e ampliação no local. Outra iniciativa é conseguir recursos para a Casa do Índio de Maués.

O engenheiro da Sesai/Brasília, Pedro Linhares, explica que a vinda da equipe à Parintins se faz necessária para “avaliar tanto físicamente como a parte sanitária da Casai, além de verificar as questões tanto de um projeto novo como gastos de recursos para fins de reforma”. O Dsei/Parintins possui propostas de reforma e ampliação da Casai/Parintins e da unidade de Maués.

O arquiteto da Sesai/Brasília, Fernando Maia, destaca a avaliação que é feita no local e que dará subsídios para a definição das ações em Parintins e Maués. “A gente veio aqui tentar definir com a Lanira qual o auxílio vai ser feito e viemos auxiliar na parte técnica para conseguir que esse processo seja o mais rapido possível”, informou.

A psicóloga do Dasi, Verônica Magalhães, faz parte da equipe têcnica e  conversou com indígenas e funcionários da Casai. Ela também colhe informações para acrescentar ao relatório que será encaminhado à Sesai/Brasília para aprovação do projeto. O grupo segue nesta quarta-feira, 10, para Maués onde vai vistoriar obras e projetos em áreas indígenas daquele município.

Com informações da assessoria

você pode gostar também