-Publi-A-

Rio Amazonas atinge pela terceira vez mesma marca de 2009, maior cheia que Parintins enfrentou

Foto: Divulgação.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

O rio Amazonas, o maior rio do mundo em extensão e volume, chegou nesta sexta-feira (30) a 8 metros e 98 centímetros, atingindo pela terceira vez a mesma marca do mesmo período de 2009, a maior enchente que Parintins enfrentou. Os dados foram divulgados pela Defesa Civil que monitora diariamente a subida do rio pela régua fluviométrica.

Nesse ano, a primeira vez que o rio Amazonas atingiu a mesma marca de 2009 foi no dia 27 de abril, quando chegou a 8 metros e 90 centímetros. A segunda foi ontem, 29, ao alcançar 8 metros e 96 centímetros.

Parintins está em estado de alerta e, de acordo com o coordenador da Defesa Civil, Adriano Aguiar, aguarda os relatórios das demais secretarias do município para, possivelmente, ser decretado estado de emergência.

Parintins criou um Comitê de Enfrentamento a Desastres Naturais e segue realizando ações nas áreas afetadas pela cheia, como construção de pontes feita pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp).

A maior cheia de 2009, que causou grandes transtornos para a região do Baixo Amazonas, chegou ao seu pico máximo no dia 17 de junho com a marca de 9 metros e 38 centímetros.

você pode gostar também