Romaria das Águas: imagem de Nossa Sra. do Carmo chega em Parintins nesta quarta-feira

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Um dos eventos mais marcantes da festa de Nossa Senhora Carmo é a tradicional Romaria das Águas. Geralmente a imagem gigantesca da santa sai de uma área conhecida como “boca do limão” com destino ao cais do porto de Parintins, mas esse ano a romaria iniciou em Manaus.

Ano passado a romaria não foi realizada por causa da pandemia, mas esse ano o trabalho de confecção da imagem da Virgem do Carmelo esteve a todo vapor sendo produzida por artistas dos bois Caprichoso e Garantido que deixam a rivalidade da disputa na arena do Bumbódromo de lado e se unem para este ato de religioso. A produção é coordenada pelo artista parintinense Juarez Lima. A imagem de Nossa Senhora do Carmo saiu de Manaus as 19h de ontem (13) no ferry boat Maytê Saphira e deve chegar na boca do limão por volta das 16h de hoje (14) com destino final o porto da Ilha Tupinambarana. O cortejo é acompanhado por embarcações em todo o trajeto da procissão fluvial.

A recomendação para os donos das embarcações é de que respeitem os protocolos de segurança da Vigilância Sanitária, limitando o número de passageiros para não causar aglomeração, uso obrigatório de máscara e utilização de álcool 70%. Os devotos podem se dirigir à orla da cidade a partir das 17h para prestigiar esse momento.

O pároco da Catedral de Nossa Senhora do Carmo, padre Dorival Nascimento, destaca que fazer a romaria da padroeira de Parintins nesse ano foi um desafio. “Nós teremos de volta a Romaria das Águas nesse ano em um formato diferente. Esse ano a romaria começa em Manaus com a apresentação de alguns artistas no ferry boat Maytê Saphira realizada por meio de live e ela vai ancorar na boca do limão para aguardar até a tarde quando faremos aquele percurso da boca do limão até ao porto da cidade”, disse Dorival

você pode gostar também