SAAE promove curso de abastecimento de água para comunitários de áreas indígenas

Nesta segunda-feira (06) o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) promoveu um curso de capacitação de operador de bombas submersas e de sistema hidráulico para os moradores das áreas indígenas situadas nos municípios de Parintins e Barreirinha. O curso foi realizado em parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Parintins, com orientação do prefeito Bi Garcia.

O evento ocorreu na sede do Dsei Parintins e contou com a presença de 15 agentes indígenas de saneamento (Aisan), comunitários e funcionários do Dsei e do SAAE.

O diretor do SAAE, Fermiliano Tavares, destaca que o objetivo é formar profissionais nas áreas indígenas para que eles possam ter o conhecimento técnico de como manusear a bomba submersa e realizar serviços hidráulicos para contribuírem na manutenção do abastecimento de água das localidades. “Precisamos cada vez mais ampliar isso porque tendo esses profissionais nas áreas indígenas ou em outras comunidades rurais com certeza poderemos atender melhor essas localidades. Com profissionais lá não será preciso ir um funcionário daqui. Ao invés disso faremos a manutenção das bombas submersas e dos quadros de comandos e encaminharemos para as comunidades que lá terá profissionais para fazer o serviço”, salientou Tavares.

O Aisan e tuxaua, Luiz Gomes da Silva, 42, da comunidade São Francisco de Assis, área indígena situada no Uaicurapá, destaca a relevância dessa capacitação para os comunitários. “A gente fica muito feliz com os ensinamentos do SAAE tipo de como o instalar, desligar e ligar a bomba submersa. Isso é muito importante. O sistema da nossa comunidade é solar e como se trata de energia elétrica, ligações eu fiquei meio confuso, mas eu consegui entender de como funcionava e fico muito feliz de estar participando desse curso”, falou Luiz Gomes.

De acordo com o diretor do SAAE, a capacitação será ampliada para outras comunidades da zona rural de Parintins.

você pode gostar também
..