Saullo Vianna aponta negligência do prefeito de Urucará

O deputado Saullo Vianna protocolizou, requerimentos junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Amazonas, solicitando à prefeitura de Urucará providências quanto à normalização dos serviços em saúde e infraestrutura na área urbana e rural no município.

De acordo com inúmeras reclamações de moradores da comunidade Sol Nascente, localizada zona rural de Urucará, o posto de saúde não tem funcionado normalmente. Um dos motivos seria a ausência de profissionais, o que, consequentemente, deixa a comunidade sem atendimento com frequência.

Na infraestrutura, Saullo pediu à Prefeitura que viabilize a construção de uma ponte e banheiros sociais na comunidade do Buçusal. “Esse são pleitos que foram encaminhados há alguns anos mas até agora não saíram do papel. Entendendo que ambos visam atender a necessidades básicas, esperamos que a prefeitura possa atender e beneficiar essas famílias”, disse Saullo.

*Mortes em hospital*

Em 2018, o Ministério Público do Estado constatou várias irregularidades no hospital e em cinco Unidades Básicas de Saúde de Urucará. Dentre elas: a falta de equipamentos e materiais de suporte à vida no centro cirúrgico, urgência, emergência e ambulância, como incubadoras; número insuficiente de médicos e enfermeiros, ausência de farmacêutico e profissionais de nutrição; condições inadequadas de armazenamento de bolsas de sangue; falta de realização de exames pré-transfusionais; ausência de classificação de risco no atendimento de urgência e emergência.

Recentemente, foram registrados casos de falecimento de recém- nascidos no hospital do município. Diante disso, Saullo pediu à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que investigue casos de óbitos de recém nascidos no Hospital Raimunda Lobato.

“As reclamações chegaram ao meu conhecimento como pedido de socorro das famílias que moram em Urucará, que se sentem abandonadas e negligenciadas pela gestão municipal”, salientou o parlamentar.

você pode gostar também