Sebastião Jr, Marcela, Marciele e Carivardo são homenageados em Juruti

Os homenageados foram convidados para sessão especial no dia 4 de agosto.

A homenagem é propositura da vereadora e coreografa Andrea Alves

Carlos Alexandre | 24 horas

[email protected]

Juruti (PA) – Itens oficiais e artistas dos bois Caprichoso e Garantido serão homenageados na Câmara Municipal de Juruti, no oeste do Pará, com moção de aplausos proposto pela vereadora Andréa Alves (PSD). O evento está previsto para o dia 4 de agosto na sede do poder legislativo da terra das tribos Munduruku e Muirapinima. Receberão a honraria o levantador de toadas do Garantido, Sebastião Júnior. A cunhã poranga do Caprichoso, Marciele Albuquerque, a porta Estandarte, Marcela Marialva e o artista de alegorias Ferdinando Carivardo.

A pedido da vereadora Andréa Alves (PSD) a Câmara Municipal de Juruti, no oeste do Pará, concederá moção de aplausos para itens dos bois Caprichoso e Garantido.

Para a parlamentar os artistas homenageados engrandeceram o nome de Juruti no evento considerado um dos maiores espetáculos da cultura popular do Brasil realizado no bumbódromo de Parintins. Sebastião, Marciele e Ferdinando Carivardo defendiam as cores da Tribo Munduruku enquanto Marcela Marialva a tribo Muirapinima. “Juruti é uma cidade de pessoas aguerridas, pessoas com vontade de fazer. Pessoas que além de levar o nome da nossa cidade fazem bonito lá fora. E o título é uma forma de retribuir tudo o que eles fazem por nossa terra e para nós é gratificante”, afirmou Andréa.

Andréa Alves, em 2009, como coreografa comandou uma equipe das tribos Muirapinima e Munduruku que encenou na arena do bumbódromo, pelo boi Garantido, a toada Matawi Kukenan.

Coreografia

O Festival de Parintins influenciou a criação do Festival das Tribos de Juruti, mas a festa dos bois teve a direta colaboração dos filhos de Juruti. Ferdinando Carivardo, por exemplo, que já atuou no Garantido e trabalha no Caprichoso e na escola de samba Beija Flor (RJ) é jurutiense. Edvander Batista é um dos conselheiros de arte do Caprichoso também mora em Juruti e desde o início da década 2000 ele tem contato com a festa dos bois como compositor e posteriormente passou a trabalhar no Conselho de Arte.

A vereadora Andréa Alves, em 2009, como coreografa comandou a estada de uma equipe das tribos Muirapinima e Munduruku que encenou na arena do bumbódromo, pelo boi Garantido, a toada Matawi Kukenan que venceu na época o item tribo coreografada. “Fizemos parte de um momento muito importante para o engrandecimento do nome de nossa cidade aproveitando a vitrine do Festival de Parintins”, afirmou.

você pode gostar também