Secretaria de Educação abre vagas do Provão Eletrônico para pessoas com deficiência

Estão abertas, a partir desta segunda-feira (14/03), as inscrições para o Exame Supletivo Eletrônico da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o Provão Eletrônico, para candidatos da Educação Especial. Os cadastros, agendamentos e aplicação do exame serão realizados de forma presencial, das 8h30 às 16h, na Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, localizada na zona centro-sul de Manaus.

Esta edição do Provão Eletrônico é voltada à conclusão do Ensino Fundamental e Ensino Médio do público da Educação Especial, que tem deficiências física, auditiva e surdez; cegueira, baixa visão, surdo-cegueira; deficiência intelectual e deficiências múltiplas. As inscrições podem ser feitas até a sexta-feira (18/03).

A gerente do Atendimento Educacional Específico e da Diversidade (Gaeed), Kátia Menezes, explica que o atendimento precisa ser presencial porque os agendamentos são feitos conforme as necessidades do candidato. Por exemplo, um aluno surdo precisará do intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para a realização da prova, e o agendamento do candidato precisa ser alinhado com a agenda do intérprete.

“Com essa nova proposta os alunos podem concluir os ensinos mais rapidamente, estudando apenas três vezes por semana, de forma semestral, e isso é um meio muito bom para os alunos. Procure a escola, cadastre-se e agende sua prova, estamos prontos para auxiliá-los e é muito importante você retomar e finalizar seu estudo”, reforça Kátia.

As vagas disponíveis são de acordo com o Sistema Eletrônico de Avaliação (SEA), e a prova será realizada na própria escola de cadastramento, no período de 21 de março a 31 de maio. O download do conteúdo programático para estudos pode ser realizado na plataforma examesupletivo.seduc.am.gov.br.

A Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz está situada na avenida Jornalista Umberto Calderaro Filho, 903-B, no bairro Adrianópolis.

Idade mínima – Os alunos da Educação Especial que cursam o Ensino Fundamental, com 15 anos completos, poderão fazer as provas para concluir esta etapa, assim como os alunos com 18 anos completos poderão fazer as provas para concluir o Ensino Médio.

Cuidados – Na data da realização da prova, o candidato deverá se dirigir à escola, munido do comprovante de agendamento e documentos originais (identidade e CPF), com 30 minutos antes do horário agendado para realização das provas. Todos os protocolos relacionados ao combate da Covid-19 serão criteriosamente seguidos antes, durante e depois do Provão Eletrônico.

você pode gostar também
..