Semed faz busca ativa de alunos não matriculados

Denominada “Fora da escola não pode!”, a Secretaria Municipal de Educação de Parintins (Semed) aderiu à plataforma do Governo Federal que tem como principal objetivo a busca de alunos que estão fora da sala de aula por não estarem matriculados. A busca ativa desses alunos iniciou no mês de abril e acontece simultaneamente na cidade com a equipe de assistentes sociais, e na zona rural com os gestores das escolas.

De acordo com a equipe de busca da Semed, muitos pais deixaram de matricular seus filhos por causa da pandemia e a cheia dos rios. Durante as visitas, os pais desses alunos recebem um encaminhamento para efetuar a matrícula de seus filhos na escola mais próxima de sua residência.

Todo o trabalho da Busca Ativa é coordenado pela subsecretária de educação, Silvia Coimbra, através do Serviço Social da Semed. “Após a busca desse aluno, se for identificado algum tipo de negligência ou qualquer direito violado de nossas crianças ou adolescentes, ela será encaminhada para a Rede de Proteção, que é um conjunto de órgãos que envolve Semasth, Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia, Defensoria Pública, Ministério Público, Semsa, entre outros, e assim serão tomadas as devidas providências”, frisou a subsecretária.

você pode gostar também