Senadora Sandra Braga leva bispo de Parintins para solicitar liberação de recursos ao Hospital Padre Colombo

O ministro Marcelo Castro prometeu a Sandra Braga e ao Bispo Dom Giuliano dar prioridade a esta proposta no cronograma de liberações da Saúde. Foto: Vagner Carvalho

O Ministro da Saúde Marcelo Castro prometeu dar prioridade para a emenda de R$ 400 mil ao hospital Padre Colombo.

 

Da Redação | Parintins 24 horas

[email protected]

A crise no setor da saúde em Parintins já atinge o Hospital Padre Colombo há alguns anos. A ameaça de fechamento chegou a ser realidade nos últimos meses. O que pode dar uma oxigenada na unidade de saúde é a liberação da emenda destinada a unidade de saúde apresentada em 2015 pela senadora do Amazonas Sandra Braga (PMDB).

O bispo da Diocese de Parintins Dom Giuliano Frigenni esteve em Brasília nos últimos dois dias participando do encontro dos Bispos e aproveitou para reunir com a senadora. Ontem eles estiveram em audiência com o Ministro da Saúde Marcelo Castro para solicitar prioridade na emenda para a Ilha Tupinambarana.

Hoje o site da senadora publicou matéria sobre o encontro. Abaixo o Parintins 24 horas reproduz o texto:

A senadora Sandra Braga (PMDB-AM) apelou ao Ministério da Saúde para apressar a liberação de R$ 400 mil destinados a equipar o centro cirúrgico do Hospital Padre Colombo, em Parintins. Em audiência com o ministro Marcelo Castro na noite de quarta-feira, 9, ela lembrou que os recursos estão previstos em emenda de sua autoria ao Orçamento da União para 2015. O ministro prometeu dar prioridade a esta proposta no cronograma de liberações da Saúde.

Quem acompanhou a senadora na audiência foi Dom Giuliano Frigeni, que há 17 anos está à frente do Hospital, administrado pela Diocese de Parintins. Ele mesmo explicou ao ministro a importância deste hospital filantrópico que atende, todos os meses, mais de oito mil pacientes do Sistema Único de Saúde, vindos de todos os municípios dos arredores de Parintins, como Nhamundá e Barreirinha.

“Eu já estive com o senhor, falando desta minha emenda destinada à compra de equipamentos para manter o centro cirúrgico, mas volto aqui porque a situação está se complicando. Esse hospital é imprescindível para toda a população da região central do Amazonas”, disse a senadora.  O hospital tem 60 leitos e atende várias especialidades, mas o centro cirúrgico tem cerca de 20 anos e precisa ser modernizado.

O ministro Marcelo Castro explicou que seu ministério está desembolsando agora os restos a pagar de 2014, para em seguida iniciar os pagamentos das emendas parlamentares ao orçamento do ano passado. “Mas vamos marcar sua emenda como prioridade, para repassarmos os recursos assim que começarmos a liberar as emendas de 2015”, prometeu o ministro.

você pode gostar também