-Publi-A-

Serviço de Saúde de Barreirinha oferta atendimentos psiquiátricos para a comunidade

A cada dois finais de semana de cada mês, a comunidade barreirinhense poderá ter acesso a atendimentos psiquiátricos gratuitamente. Na última sexta-feira (23) as consultas com o profissional foram retomadas pela Prefeitura de Barreirinha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). As consultas são previamente agendadas e acontecem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Conceição Carneiro, pelo profissional psiquiatra Alessandro Gonzaga.

No ano passado, a Prefeitura alcançou a marca de 1.116 atendimentos (240 psiquiátricos e 876 psicológicos), que abrangeram não só os pacientes da zona urbana, como também algumas localidades da zona rural do município. De acordo com o cronograma deste ano, os atendimentos também serão direcionados aos Distritos e Comunidades, para suprir a demanda nesses locais.

O coordenador do Programa Saúde Mental, o psicólogo Sidcley Carneiro, informou que está em andamento o projeto de implantação de um CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) tipo 1 em Barreirinha. “ O atendimento psiquiátrico é um tratamento especializado e nós somos da atenção básica, porém, não nos limita buscar a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial e nossa cidade”, disse.

Para solicitar atendimento, o usuário deve procurar um Agente Comunitário de Saúde (ACS), que será o responsável em acionar os psicólogos da Rede de Atenção Primária para uma espécie de triagem, observando se o paciente necessita de uma intervenção psicofarmacológica, assistida pelo psiquiatra.

você pode gostar também