Servidores do Ifam de Parintins constroem protótipo de cabine de desinfecção

A iniciativa visa contribuir com o município no combate ao novo coronavírus

Foto: Reprodução.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Parintins (AM) – Professores e colaboradores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), Campus Parintins, construíram um protótipo de uma cabine de desinfecção para ser utilizado por servidores, estudantes e comunidade em geral. O protótipo foi criado com base no arco de desinfecção utilizado em granjas de avicultura e na nebulização na produção de hortaliças.

O protótipo foi construído pelo professor de agropecuária Lucas Vinícius, pelo professor de meio ambiente Marcus Cursino, pelo técnico agropecuário e zootecnista Elias Santos e pelo colaborador administrativo Valdomiro Lopes.

Foto: Reprodução.

Marcos Cursino relata que a iniciativa visa contribuir com o município no combate ao novo coronavírus. Assim os professores somaram os conhecimentos para darem início na construção da cabine.

A cabine foi feita de madeira e é fechada. Ela possui dois metros de comprimento e um metro e 30 de largura. “Colocamos uma linha central com sete nebulizadores que nebulizam 14 a 15 litros de água cada um por hora. E com uma bomba d’agua dá a pressão para que possa nebulizar o líquido nesse ambiente”, explicou.

Foto: Reprodução.

O professor conta ainda que o produto usado para ser nebulizado é a água sanitária. “A recomendação geral de uso na pele é de álcool 70% e do detergente, mas também encontramos algumas orientações para que caso não haja isso poderíamos usar a água sanitária, mas diluída em 500 partes por milhão, ou seja, 0,05%. É nessa vertente que estamos trabalhando de utilizar esse material por ser mais de fácil acesso. Primeiro que o álcool não dá para ser utilizado porque passa por uma máquina que tem que impulsionar. O álcool é volátil e tem seus riscos, já o detergente ele precisa fazer espuma. Então estamos trabalhando nesse sentido da água sanitária”, concluiu Marcos.

A equipe está trabalhou na construção do protótipo desde o dia 27 de março.

Foto: Reprodução.
você pode gostar também