Susam comunica transferência de quatro pacientes de Parintins, em UTI Aérea, para Manaus 

Foto: Divulgação/Susam

Manaus (AM) – Em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Aérea, a Secretaria de Estado de Saúde (Susam) transferiu dois pacientes de Parintins, suspeitos de Covid-19, para Manaus, na tarde desta sexta-feira (10). Ambos estão com quadro estáveis e receberam os primeiros cuidados de assistência médica em Parintins, inclusive a realização de tomografia.


Outros dois pacientes foram removidos para tratamento especializado, em Manaus, nesta sexta-feira. Os parintinenses ficarão internados no Hospital e Pronto-Socorro Delphina Aziz. Com as novas remoções, chega a 12 o número de pacientes transferidos para a capital do Amazonas pela UTI aérea, entre suspeitos e confirmados com Covid-19.

Segundo a Susam, o Governo do Amazonas dispõe de três aeronaves com UTI exclusivas para casos da doença, utilizadas de acordo com a necessidade de cada caso e a distância do município de origem. Cada UTI Aérea é equipada com todo o aparato necessário para os atendimentos e tem capacidade para transportar até dois pacientes.

O fluxo de transferência específico criado para casos de coronavírus envolve transporte rodoviário e fluvial. Em Itacoatiara e Manacapuru, como o acesso é terrestre, foram disponibilizadas ambulâncias exclusivas para a remoção de pacientes. Outras duas ambulâncias ficam em Manaus para fazer o deslocamento de quem chega por via fluvial.

você pode gostar também