Tarde alegre infantil do Boi Caprichoso começa no dia 8 de maio

O dia 8 de maio marca a retomada da Tarde Alegre Infantil Azul e Branca no curral Zeca Xibelão. A partir desta data, durante todos os domingos, até o dia 12 de junho, os fins de tarde serão de ensaios infantis, sorteios, apresentações de itens mirins, entre outras atividades que destacarão a importância do Boi-Bumbá para os curumins e cunhantãs da Ilha do Boi de Parintins.

A retomada da programação do Boi Caprichoso para crianças só será possível graças a aprovação do projeto assinado pelo conselheiro de arte, Diego Omar da Silveira, e pela assessora de imprensa Kamila Reis no edital “Amazonas Criativo”, da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado do Amazonas.

A Tarde Alegre Infantil tem história. Ao longo de anos ela consistiu em um conjunto de atividades nas quais já se apresentaram itens que depois brilharam e brilham na arena do Bumbódromo, como apresentador do Boi Caprichoso, Edmundo Oran e o ex-apresentador, Júnior Paulain.

Nos últimos anos, as crianças eram proibidas pelos órgãos de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, de participar dos ensaios nos currais, e no Boi Caprichoso a tarde alegre se tornou o único evento de Boi-Bumbá em Parintins voltado para os pequenos. “Pra gente, a tarde alegre era fundamental, porque ela é mais um passo nessa consolidação do Curral Zeca Xibelão como um espaço cultural. Se é um espaço cultural, tem que ser um espaço para várias gerações, vários públicos”, ponderou o professor Diego Omar.

“Nós queríamos trazer a tarde alegre de volta e isso foi uma conquista nossa, porque a gente escreveu o projeto da tarde alegre no edital Amazonas Criativo e fomos contemplados. Então é, também, um esforço institucional do Boi, de trazer as crianças de volta pro curral, de promover brincadeiras, diversão, de promover também uma forma de qualificação daquilo que é o nosso maior patrimônio de Parintins que são os bumbás”, ressaltou.

Para o presidente do Boi Caprichoso, Jender Lobato, as crianças precisam aprender o que é essa brincadeira, a importância dela para identidade local e para a cultura local. “A cultura do Boi-Bumbá precisa ser mostrada para as crianças e com a volta da tarde alegre infantil vamos reafirmar o que é o Caprichoso, com sua história sendo passada de geração em geração”, afirmou.

A tarde Alegre Infantil Azul e Branca será realizada nos dias 08, 15, 22 e 29 de maio e nos dias 05 e 12 de junho. “Convidamos os pais para que tragam seus filhos, para que participem com a gente, porque é importante para a cidade, para que as crianças aprendam a brincar de boi e já sintam que o lugar delas é no curral”, concluiu o coordenador Diego Omar.

você pode gostar também
..