Tarde Alegre Infantil marca Dia das Crianças no Boi Caprichoso

Evento será realizado no curral Zeca Xibelão no dia 12 de outubro com distribuição de 2 mil brinquedos e atividades lúdicas

A Tarde Alegre Infantil do Boi-Bumbá Caprichoso vai voltar com força total ao curral Zeca Xibelão, no Dia das Crianças, 12 de outubro. O evento foi criado na década de 1980 pelo sócio Walter Lobato, na gestão do então João Andrade, com apoio da professora, hoje Madrinha do Caprichoso, Odnéa Andrade, para o público infantil poder participar dos ensaios do Boi Caprichoso em horário adequado, tradicionalmente na temporada em preparação ao Festival Folclórico de Parintins.

A Tarde Alegre Infantil teve duração de 23 anos até a última edição realizada em 2009. A pedido de sócios, o presidente do Caprichoso, Babá Tupinambá, e o vice-presidente Jender Lobato, colocaram como prioridade o resgate do evento tradicional para as futuras gerações se familiarizarem com a cor azul e começarem desde cedo o envolvimento com a brincadeira do boi-bumbá. Os dirigentes do Boi Caprichoso escolheram uma data mais que especial para a volta da Tarde Alegre Infantil, o Dia das Crianças.

O fundador e apresentador da Tarde Alegre Infantil, Walter Lobato, entra em cena como mestre de cerimônia do Dia das Crianças no curral Zeca Xibelão, no dia 12 de outubro. “Para nós é uma alegria muito grande estar de volta fazendo parte dessa festa para a criança que o Boi-Bumbá Caprichoso criou há muito tempo. A criança não tinha espaço à noite para brincar. À noite, vem o pai, vem a mãe, as pessoas adultas, e a criança ficava ali em busca de um espaço. Então, nós criamos a Tarde Alegre”, afirma.

 Walter Lobato, fundador e apresentador da Tarde Alegre Infantil.
Walter Lobato, fundador e apresentador da Tarde Alegre Infantil.

As crianças ganharam espaço na brincadeira do Boi Caprichoso para cantar, dançar, se apresentar como item, participar da escolha, a exemplo da Cunhatã-Poranga, Pajé Mirim, Apresentador Mirim, enfim, todos os itens. “Nós tínhamos nossas crianças que faziam essa apresentação dentro do Bumbódromo. Isso aí realizou o sonho de muitas crianças aqui em Parintins, no caso, no curral do nosso Boi Caprichoso. É com muita alegria que estamos voltando e nós fomos convidados pelo presidente Babá Tupinambá”, declara Walter.

org

O evento terá distribuição de 2 mil brinquedos e diversas atividades lúdicas para o público de faixa etária de 0 a 12 anos. Walter Lobato assegura que a equipe do Boi Caprichoso é muito bem preparada para organizar e realizar a festa. “É um direito das nossas crianças, já que o boi é a nossa festa maior, é a cultura do nosso Estado. Então, a nossa criança tem que começar a gostar da nossa festa, tem que gostar de vestir azul, tem que gostar de cantar nossas toadas e sentir orgulho de ser do Boi-Bumbá Caprichoso”, avalia.

organ

“Essa festa realiza sonho de criança no curral Zeca Xibelão”, frisa. A Tarde Alegre Infantil influenciou na criação do projeto social da Fundação Boi-Bumbá Caprichoso, Escola de Arte Irmão Miguel de Pascalle, em 1997. Walter Lobato destaca a descoberta de talentos de Júnior Paulain, que se tornou item do Caprichoso. “A Tarde Alegre é um patrimônio do nosso boi. As crianças são o futuro do nosso boi e daqui sairão novos itens. A nossa criança tem que gostar da cultura e tem que acreditar que o futuro será bem melhor”, complementa.

Fotos: Katiúscia Ferreira

você pode gostar também