-Publi-A-

Terreiro da Mãe Bena realiza evento em homenagem a São Cosme e São Damião

Foto: Gilson Almeida.

Gilson Almeida | 24 Horas
[email protected]

Depois de mais de um ano fechado para as festividades por causa da pandemia da covid-19, o terreiro São Sebastião, da Mãe Bena, voltou a realizar nesta segunda-feira (27) o festejo dos santos protetores das crianças São Cosme e São Damião. O evento manteve a tradição de distribuir doces, balas, refrigerante e brinquedo para as crianças. A festa que iniciou por volta das 17h se estendeu até a noite.

Foto: Gilson Almeida.

Maria Benedita, conhecida popularmente como Mãe Bena, incorporada pela guia Mãe Mariana, agradece a Deus por ter diminuído os índices da covid-19 no município e poder abrir o terreiro para festejar com as crianças. “Cosme e Damião são protetores dos médicos, dos farmacêuticos, anciões, das crianças gêmeas e de toda a criançada. Então eles faziam muitos benefícios, eram crianças sempre felizes que foram santificados belo bem que fizeram. Então hoje eles estão recebendo essa homenagem do terreiro São Sebastião feita pela Mãe Bena e cantada pela Mãe Mariana”, disse.

Na festa em homenagem aos santos, nove crianças fizeram uma apresentação em que elas representaram os orixás Oxalá, Ogum, Oxossi, Iemanjá, Oxum, Iasã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Maria Nair, de 10 anos, uma das participantes, conta do sentimento de ter representado a Iemanjá que, para a religião umbanda, é a divindade do rio que deságua no mar. “Eu adorei. Fiquei muito grata de poder representar a Iemanjá. Eu a acho muito linda, muito famosa, uma mãe muito querida por todos, sempre todos a amando”, falou.

Foto: Gilson Almeida.

O terreiro da Mãe Bena é localizado no bairro Jacareacanga, próximo a Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins.

Foto: Gilson Almeida.
você pode gostar também