Testes rápidos de Covid-19 serão aplicados na população de Parintins 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) disponibiliza testes rápidos para detectar o coronavírus, em pessoas com síndromes respiratórias, com sintomas de 08 a 10 dias. Os diagnósticos estão disponíveis no Centro de Saúde Dr. Toda, no bairro da Francesa, e na Unidade Básica de Saúde (UBS) Mãe Palmira, no Paulo Corrêa, a partir desta quinta-feira (16).


A aplicação dos testes rápidos de Covid-19, em suspeitos com a doença ou profissionais de saúde, leva em consideração normas técnicas do Ministério da Saúde, para controle e combate ao coronavírus. A definição dessa ação estratégica foi tomada pelo Comitê de Combate ao Coronavirus em Parintins, presidido pelo prefeito, Bi Garcia, com a participação de vários órgãos municipais.

Na área da atenção básica de saúde, o Centro de Saúde Dr. Toda e a UBS Mãe Palmira são referência para tratamento de síndromes respiratórias. O secretário de saúde, Clerton Rodrigues, informa que Parintins recebeu 440 testes rápidos do Governo do Amazonas. A Prefeitura de Parintins aguarda remessa de mil testes, comprados com recursos próprios, com previsão de chegar nesta semana.

Pacientes internados no Hospital Jofre Cohen, referência no atendimento de Covid-19, no município, e Hospital Padre Colombo, caso haja necessidade do procedimento, recebem testes rápidos, para a investigação de contaminação de coronavírus. Os diagnósticos são destinados aos profissionais de saúde, com sintomas de síndrome respiratória.

O secretário Clerton Rodrigues esclarece que a Semsa encaminha coletas de exames de todos os casos atendidos na rede de saúde do município, embora tenham passado por testes rápidos, para a contraprova do Laboratório Central de Saúde Pública do Amazonas (Lacen), em Manaus, com resultado esperado a ser enviado pela Secretaria de Estado de Saúde (Susam), no prazo de 48 horas.

você pode gostar também