Thiago Braz consegue feito e é ouro no salto com vara com recorde olímpico

Thiago Braz comemora após saltar 6,03m Foto: Gonçalo Fuentes /Reuters

Gustavo Franceschini

Rodrigo Mattos | UOl

Rio de Janeiro – O brasileiro Thiago Braz fez história e conquistou a medalha de ouro no salto com vara dos Jogos Olímpicos. Na final desta segunda-feira (15), o atleta de 22 anos superou o recordista mundial e campeão olímpico de Londres-2012, o francês Renaud Lavillenie.

O feito de Thiago faz com que ele se torne o primeiro brasileiro medalhista de ouro no atletismo masculino desde Joaquim Cruz, que venceu os 800 m em Los Angeles-1984. Além disso, é o primeiro ouro do atletismo brasileiro desde Maurren Maggi, campeã no salto em distância em Pequim-2008.

Thiago saltou 6,03 m em sua segunda tentativa, superando sua melhor marca da carreira, que era de 5,93 m. Além disso, quebrou o recorde olímpico que Lavillenie havia acabado de estabelecer minutos antes, de 5,98 m. O europeu não conseguiu saltar 6,08 m em sua última chance e ficou com a prata.

“Não daria para ganhar sem a torcida. Meu técnico me ajudou muito, foi um ponto de apoio muito forte”, disse Braz à TV Record após o ouro.

O favorito francês foi vaiado pelo público no Engenhão antes de seus últimos saltos e chegou a reclamar, mas não adiantou. Já o norte-americano Sam Kendricks, que não conseguiu vencer os 5,93 m, ficou com a medalha de bronze.

Lavillenie e Kendricks chegaram à Rio-2016 com as duas melhores marcas do ano: o francês com 5,96 m, e o norte-americano com 5,92 m. Já o terceiro do ranking, o canadense Shawn Barber, que tinha 5,91 m, decepcionou ao não conseguir superar a altura de 5,65 m.

Thiago, por sua vez, tinha a quarta melhor marca do ano, com 5,90 m. Ele jamais havia sequer tentado saltar os 6,03 m que lhe deram o maior título de sua carreira. Ele também é campeão júnior sul-americano (2010), campeão júnior pan-americano (2011), campeão júnior mundial (2012) e campeão sul-americano (2013).

O recorde mundial da modalidade segue com Lavillenie: 6,16 m, marca conquistada em 2014.

você pode gostar também