-Publi-A-

Tião Teixeira requer a Ufam implantação de creche da universidade em Parintins

Vereador ressaltou necessidade do município em ter uma creche, após a administração pública perder recursos federais para construção de seis unidades entre 2013 e 2016

O vereador Tião Teixeira (PTB) requereu à reitoria da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) assinatura de Termo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Parintins para a implantação de creche escola no município. A propositura apresentada pelo parlamentar nesta segunda-feira, 05 de março, e aprovada por unanimidade foi embasada no convênio celebrado entre a Ufam e a Prefeitura de Humaitá para efetivação desse projeto da universidade naquele município, no dia 28 de fevereiro.

Ao tomar conhecimento do Termo de Cooperação Técnica para implantação de creche em municípios onde a Ufam atua, Tião Teixeira ressaltou que a necessidade de Parintins pode começar a ser solucionada a partir desse projeto da universidade, que se faz presente no município há 10 anos, por meio do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (Icsez). O vereador lembrou que Parintins perdeu recursos federais para construção de creches entre os anos de 2013 e 2016.

Membro da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Parintins, o parlamentar manifestou preocupação com a carência de creche, ao citar o dever da administração pública municipal em oferecer esse espaço à comunidade, conforme previsão de lei. Consciente desse problema agravante, Tião Teixeira encaminhou requerimento ao reitor da Ufam, Sylvio Puga, e vice-reitor, Jacob Cohen, para assinatura do Termo de Cooperação Técnica com o prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia.

De acordo com o vereador, o projeto da creche escola da Ufam oferece vagas no município tanto aos acadêmicos, servidores da universidade, quanto à comunidade externa. “Entendemos a importância de Parintins ser o segundo município a assinar esse Acordo de Cooperação Técnica, em virtude da necessidade emergente em ter uma creche para atender as crianças em geral. Não há creche em Parintins e a implantação desse projeto pela Ufam chega para minimizar esse problema”, destacou.

Como funciona o acordo

O Acordo de Cooperação Técnica visa estimular a integração acadêmica entre os docentes, técnicos e discentes, com apoio as parcerias institucionais entre as partes envolvidas no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, em respostas às necessidades regionais e ampliação do comprometimento com o desenvolvimento e sustentabilidade na região.

Com a cooperação, cabe à Ufam a disponibilização de estagiários e professor orientador, plano de trabalho e organização do período letivo, além de providenciar material didático e de suporte. Já a prefeitura fica responsável por disponibilizar o local para implantação da creche, contratação de profissionais, oferecer condições físicas e estruturais para as atividades de sala de aula e administrativas.

Visão administrativa

Em Humaitá, o reitor da Ufam, Sylvio Puga, afirmou que esta medida permite maior desenvolvimento local, ao colocar em prática esse projeto, esse acordo de cooperação da Ufam a ser estendido aos demais municípios onde a instituição atua para a implementação da creche da universidade. “Com a assinatura deste convênio, teremos o instrumento necessário para que a creche possa efetivamente acontecer no município”, explicou.

O reitor da Ufam sente-se honrado em tirar esse projeto do papel, ao estabelecer parcerias com as prefeituras e não medirá esforços para o convênio beneficiar toda comunidade. “A exemplo de Humaitá, com certeza o Prefeito de Parintins, Frank Bi Garcia, tem comprometimento em firmar essa parceria com a Ufam para não desperdiçar essa oportunidade de implantar uma creche da universidade aqui, bem como esta Casa Legislativa apoia esse projeto”, disse Tião.

Com o apelo da Casa Legislativa para a Ufam implantação da creche em Parintins, mais uma vez a universidade exerce um papel decisivo na história do município. “Vamos levar esse documento ao prefeito Frank Bi Garcia para que possamos ir até a Ufam em Manaus ter uma reunião com a reitoria da Ufam. Sabemos da responsabilidade da gestão com a educação e vamos somar forças com o chefe do governo municipal para que conceda toda contrapartida necessária à efetivação desse projeto em Parintins”, frisou o vereador, confiante no projeto.

você pode gostar também