-Publi-A-

Tocha Olímpica desembarca em Manaus

A Tocha Olímpica desembarcou em Manaus com o diretor operacional da tocha do Rio 2016, Marcos Elias. Fotos: Amanda Guimarães

A Tocha Olímpica desembarcou em Manaus, por volta das 8h30, deste domingo (19), pelo Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, com o diretor operacional da tocha do Rio 2016, Marcos Elias, que entregou a chama olímpica para o prefeito Arthur Neto.

Depois de dois meses rodando pelo Brasil e a Grécia, finalmente as Olimpíadas Rio 2016 começa de fato no Amazonas. O Estado receberá seis confrontos do futebol feminino e masculino durante os jogos olímpicos.

Do lado de fora do aeroporto, aproximadamente 200 pessoas esperavam a tocha. “A nossa expectativa é engajar o povo brasileiro nos jogos. Agora demos o ponta pé inicial nas atividades em Manaus. Até agora, estamos com o maior engajamento do público, o que nos deixa sempre muito feliz”, afirmou o diretor do cômite organizador dos jogos, Marco Aurélio Vieira.1_WhatsApp-Image-20160619 (9)

A engenheira civil Yolanda Reis, 65, comenta que chegou por volta das 9h15 para receber a tocha do lado de fora do Aeroporto Internacional Eduardo Gomes.

“Cheguei cedo aqui, porque trouxe meu afilhado, pois acho importante que ele entenda o que significa uma Tocha Olímpica. Vivi esse tempo todo para um dia encontrar um símbolo como esse na minha cidade. É uma mistura de emoção e história, que ficará para sempre em nossos corações”, comentou Yolanda.

Já o estudante Luan Caetano, 14, disse que foi muito emocionante receber a tocha. Segundo ele, mesmo gostando muito de esporte, foi a primeira vez que se sentiu tão feliz por conta dos Jogos Olímpicos.

“Foi muito emocionante ver a Tocha Olímpica chegar a Manaus. É uma experiência única na vida. É um evento que jamais vou esquecer. Quero acompanhar até o final do revezamento, se eu conseguir, claro”, comentou o estudante.

Revezamento

O percurso de revezamento na capital tem, aproximadamente, 39 km e iniciou na Avenida Santos Dumont (Estrada do Aeroporto), seguindo pela Avenida Torquato Tapajós até chegar à Avenida Constantino Nery.

Na Arena da Amazônia, aproximadamente 3 mil alunos do projeto Transforme (programa social da Rio 2016), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), receberam a Tocha Olímpica, por volta das 10h40. A programação foi realizada com ações de paraquedistas do Exército e com auxilio da banda e do coral da Escola Estadual Senador Petrônio Portela, no entanto, durou menos de 10 minutos.WhatsApp-Image-20160619 (10)

De acordo com o coordenador estadual do comitê Olímpico Rio 2016, Mario Aufiero, 14 paraquedistas do Exército desceram em pleno gramado da Arena da Amazônia. “Estamos com uma parceria com o Exército e 14 paraquedistas trouxeram a bandeira do Brasil, dando início a fase olímpica na nossa Arena”, comentou. “Já os estudantes fazem parte do projeto Transforme, que é um programa que leva a prática esportiva para dentro das comunidades que a Tocha passa”.

Os estudantes que participaram da celebração são das escolas estaduais Professor Alda Barata, Rosina Ferreira e Escola de Tempo Integral Francisca Botinele.

“Olimpíadas é um momento de superação. O Amazonas fará como fez na Copa. Estamos muito organizados. Esse evento vai beneficiar o nosso Estado como todo”, disse o governador, José Melo.

Durante o revezamento da Tocha em Manaus, 174 pessoas conduzirão o símbolo por pontos turísticos da cidade, como Arena da Amazônia, Teatro Amazonas, Mercado Adolpho Lisboa, entre outras. Já pela parte da tarde de hoje, o símbolo estará na zona leste de Manaus, com trajeto iniciando na rotatória do São José, passando por toda a extensão da Avenida Autaz Mirim e na Avenida Itaúba, até o cruzamento com a Avenida Mirra.

A tocha ficará na capital até esta segunda-feira, quando segue o revezamento pelos municípios de Iranduba e Presidente Figueiredo.

Do d24

você pode gostar também