-Publi-A-

Torneio de Pesca Esportiva no Canto Galo marca Semana do Meio Ambiente em Parintins

Em tom de alerta contra o lixo jogado nas bacias de rio no arquipélago de Tupinambarana, o 1º Torneio de Pesca Esportiva no Canta Galo, na comunidade Santa Terezinha do Aninga, abre a Semana do Meio Ambiente, em Parintins, 02 de junho. O evento é organizado pela Associação de Pesca Esportiva de Parintins (Apepin) e terá o apoio logístico da Prefeitura Municipal de Parintins.
As inscrições, no valor de R$ 50,00, são feitas na Ótica Atual, na Avenida Nações Unidas, próxima ao Bumbódromo, e na Escola Náutica Laís, na Rua Gomes de Castro, 211, anexo a loja Q’Boi. O torneio terá início às 07h e retorno dos competidores às 13h. “O peixe, a ser pescado, será o tucunaré, abundante nesse período, e que forma cardumes ao redor da Ilha. Faremos a largada e trinta minutos antes do fim será dada uma rajada de fogos para alertar o retorno para os pescadores”, afirma Ajaxon Figueiredo, um dos coordenadores do torneio.
A mediação do peixe será realizada no local e, após todos os critérios avaliados, haverá a soltura da espécie capturada. “Esse peixe tem que chegar ao ponto de medição em condições de vida para a soltura. Na pesca esportiva, é excepcional, na modalidade pesque e solte. Os pescadores que chegarem depois da largada, não serão desclassificados e poderão competir normalmente”, explica Ajaxon Figueiredo.
Cada competidor poderá pescar cinco peixes, com os três maiores computados no torneii, e os dois demais ficarão para reserva, caso haja necessidade de desempate. Por conta do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 05 de junho, os pescadores esportivos tem a missão de fazer a coleta de resíduos sólidos, a ser utilizada como um dos critérios de desempate da competição.
Às 14h, inicia o Torneio de Arremesso. Nessa competição, os pescadores farão lances de arremessos em baldes para testar a habilidade no manuseio dos equipamentos utilizados na prática esportiva. A entrega das premiações aos vencedores das duas modalidades do torneio ocorre até às 17h. Ajaxon Figueiredo diz que a Apepin conta com mais de R$ 5 mil em premiações aos campeões.
você pode gostar também