Torneio de Pesca Esportiva no Canto Galo tem apoio do vereador Tião Teixeira

O presidente da Comissão de Setor Primário, Abastecimento e Políticas Rurais, vereador Tião Teixeira (PTB), é um dos incentivadores da realização do 1º Torneio de Pesca Esportiva no Canta Galo, na comunidade Santa Terezinha do Aninga, no dia 02 de junho. O parlamentar definiu o apoio institucional da Casa Legislativa em reunião com os organizadores do evento, Geraldo Sávio, Ajaxon Figueiredo, Fernando Marques e Romão Neto, nesta quinta-feira, (30/05).

De acordo com o vereador, a Presidência da Câmara Municipal de Parintins abraça a iniciativa do torneio por entender a importância da prática do pesque e solte do tucunaré para conservação da espécie, no início da Semana do Meio Ambiente, no qual os competidores recolhem lixo jogado nos lagos na área do Canta Galo e adjacências. A quantidade de resíduos apresentada, na computação da medida dos peixes, vale pontuação como critério de desempate.

Os pescadores esportivos concorrem a mais de R$ 5 mil em premiação. Os organizadores do evento, membros da Associação de Pesca Esportiva de Parintins (Apepin), entregaram a programação marcada para a largada dos pescadores às 7h, no Canta Galo, e retorno, às 14h, com uma salva de fogos, meia horas antes do término. Cada competidor vai poder concorrer com até três peixes vivos para a soltura no píer do Canta Galo. Depois, ocorre o Desafio de Arremeço de iscas em baldes.

Tião Teixeira afirma que, com o envolvimento no torneio no Canta Galo, a Casa Legislativa, por meio do presidente Telo Pinto (PSDB), atua no sentido de estabelecer uma política voltada para fomentar o turismo da pesca esportiva no município de Parintins. “É possível as comunidades rurais se desenvolverem com a conservação do tucunaré para o pesque e solte movimentar a economia. Precisamos frear a pesca predatória em lagos como no Zé Açú, porque o peixe vivo vale muito mais que morto”, garante.

Foto: Júnior Preto Lima/Divulgação

você pode gostar também