Tratamento inovador: presidente do Legislativo propõe Equoterapia em Parintins

Uma proposta terapêutica ganha destaque na área da saúde em Parintins. O presidente da Câmara Municipal, vereador Telo Pinto (PSDB), apresentou, durante sessão plenária, a Equoterapia como tratamento para pessoas com algum tipo de deficiência física ou mental. A proposta ganhou apoio do Legislativo.

Telo fez a propositura com indicação à Prefeitura Municipal de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação (Semasth). A ideia é, em especial, voltada para atender portadores de autismo, síndrome de down ou qualquer tipo de deficiência física.

O edil elencou os benefícios da Equoterapia, apresentou dados estatísticos no município e sugeriu firmar convênio com a Associação de Pecuaristas de Parintins (APP). A finalidade é realizar o tratamento de pessoas com necessidades especiais por intermédio da equoterapia, no Parque de Exposição Luiz Lourenço de Souza.
“O Parque tem um espaço privilegiado para esse trabalho. Muitas famílias que têm essa problemática em suas casas lutam bastante para dar um conforto, melhor condição de vida para seus filhos e a equoterapia vai ajudar as famílias”, argumentou.

A busca de benefícios e melhorias para as pessoas com Autismo já existe oficialmente na Câmara Municipal de Parintins, uma vez que possui dois Projetos de Lei de autoria do próprio vereador Telo Pinto, a Carteira do Autista e o uso do símbolo do autismo nas repartições públicas e privadas.

Texto: Eldiney Alcântara

você pode gostar também