-Publi-A-

Tubarão ‘gigante’ é capturado e assusta banhistas e pescadores em SP

Tubarão foi trazido para a superfície após ficar preso em rede (Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau)

Um tubarão de grande porte foi retirado do mar por pescadores em Praia Grande, no litoral de São Paulo, no fim da tarde desta sexta-feira (1). Um vídeo obtido pelo G1, que registra os momentos seguintes à captura do animal, viralizou nas redes sociais devido ao tamanho do tubarão, que assustou pescadores e banhistas que estavam na praia no momento da retirada. Segundo especialistas, as imagens sugerem que tratava-se de uma fêmea que estava grávida.

O registro foi feito no bairro Solemar. Nas imagens, é possível ver que o tubarão está amarrado a cordas usadas para prender redes de pesca, que são lançadas em alto mar. O animal, que ainda estava vivo no momento em que é filmado, chamou a atenção devido ao seu tamanho, que preenche quase toda a extensão do barco pesqueiro. Ele foi capturado após o recolhimento de uma das redes espalhadas no mar naquele bairro, que fica no limite com a cidade de Mongaguá.

Segundo apurado pelo G1, inicialmente, cogitava-se que o peixe seria um Carcharodon carcharias, conhecido com tubarão-branco. Porém, após a análise das imagens pelo biólogo marinho Erick Comin, chegou-se à conclusão de que o animal é um Carcharias taurus, também conhecido como tubarão-mangona.

“Essa espécie, perto dos outros tubarões, é bem ‘boazinha’, já que é bem tímida na presença de humanos. Não são agressivos com mergulhadores, por exemplo, e têm hábito alimentar noturno, além de serem naturais do litoral paulista”, explica.

Segundo Comin, esse tubarão se alimenta exclusivamente de pequenos peixes, moluscos e crustáceos. Após analisar as imagens, ele explica que tudo leva a crer que o animal capturado, que apresentava uma barriga mais inchada do que o normal, era uma fêmea grávida.

“Já existem poucos tubarões desta espécie, e os poucos que têm ainda fazem isso. Esses tubarões caem muito fácil em redes do tipo espinhel. Mas é uma dó o que fizeram com esse das imagens”, lamenta. O G1 tentou contato com os pescadores que capturaram o animal mas, até a publicação desta reportagem, não houve retorno.

Tubarão assustou banhistas em praia de Praia Grande, SP (Foto: Reprodução/Praia Grande Mil Grau)


você pode gostar também