UEA contará com primeiro Laboratório de Plastinação da Região Norte

A Universidade do Estado Do Amazonas (UEA) contará, a partir do próximo mês, com o primeiro laboratório de plastinação em anatomia da região norte.

Somente oito universidades brasileiras e 400 no mundo possuem esse laboratório. A plastinação é uma técnica anatômica que consiste na retirada de água e gordura dos tecidos corporais, substituindo-os por polímeros (substâncias plásticas). Isso permite que o cadáver para estudo fique sem odor, não modifique sua coloração e possa ser manuseado de forma mais realística pelos alunos, melhorando o aprendizado.

Um total de 360 acadêmicos do primeiro e segundo ano de medicina da uea terão aulas já no próximo mês no laboratório de plastinação.

O local terá duas funções: aulas de anatomia e produção de peças anatômicas (partes do corpo humano) plastinadas. O processo de plastinação será realizado por um grupo de pesquisa formado por alunos e professores.

O Reitor Da Uea, Cleinaldo Costa, ressalta que a implantação do laboratório coloca a anatomia da instituição em igualdade aos melhores laboratórios do brasil e do mundo. Ele ressalta ainda que a chegada da técnica é resultado do esforço do professor helder bindá e dos demais docentes de medicina e do laboratório de anatomia.

 

você pode gostar também