Uso de máscaras em locais abertos de Manaus deixará de ser obrigatório a partir do dia 16, diz prefeito

O prefeito de Manaus, David Almeida, anunciou, na manhã desta terça-feira (8), que não será mais obrigatório o uso de máscaras em locais abertos a partir do dia 16 deste mês.

A decisão foi tomada após reunião realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A aplicação da medida irá depender do número de casos registrados da Covid-19.

O Amazonas encontra-se na fase laranja da pandemia. No começo deste ano, enfrentou um novo surto da doença por conta do avanço da ômicron.

Até esta segunda-feira (7), mais de 14,1 mil pessoas morreram com Covid no Amazonas, e mais de 575 mil casos foram confirmados desde o começo da pandemia.

A decisão do prefeito leva em consideração o avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 na capital amazonense. Até esta terça-feira (8), 67,2% da população de Manaus estava com o ciclo vacinal completo.

“Quatorze dias após o fim do Carnaval, no dia 16, estaremos anunciando o fim da obrigatoriedade da utilização das máscaras em locais abertos, dependendo da evolução epidemiológica da transmissibilidade da Covid-19. Tomamos essa decisão baseados nos dados apresentados pela direção da Semsa e tendo sempre prudência e cautela”, disse o prefeito, em nota.

Nunca houve fiscalização

 

No dia 31 de junho de 2020, foi publicada no Diário Oficial do Município de Manaus a lei que instituiu obrigatoriedade no uso de máscaras, com o objetivo de frear a transmissão da Covid-19.

A lei que determina o uso obrigatório da proteção prevê multa de pouco mais de R$ 114, mas desde a sua criação, a Prefeitura de Manaus nunca informou qual órgão faria a fiscalização.

Pelo decreto, a determinação do uso obrigatório de máscaras para circulação em espaços públicos e espaços privados tem validade enquanto durar a pandemia do novo coronavírus.

Nas ruas de Manaus muitas pessoas fazendo o uso correto da máscara, outras nem tanto. Não é difícil encontrar quem use a proteção abaixo do queixo.
você pode gostar também
..