Vendaval e chuva de granizo surpreende moradores de Pauini

Segundo populares, algumas casas e fios de alta tensão foram danificados com o fenômeno.

Um vendaval acompanhado de uma chuva de granizo surpreendeu moradores da cidade de Pauini, localizada no extremo sul do Amazonas e distante 925 km de Manaus. Segundo populares, algumas casas e fios de alta tensão foram danificados com o fenômeno.

A chuva atingiu a cidade na tarde de sábado (29), por volta das 14h. A ocorrência de granizo – pequenas pedras de gelo – foi a maior surpresa de moradores.

Vídeos postados nas redes sociais mostram a força dos ventos causados pela tempestade. Segundo o professor Raimundo Alves, que mora na cidade, apesar das chuvas do mês de agosto já serem bastante conhecidas na Região, o fenômeno assustou.

“É muito comum o município passar por fortes temporais neste período. Para nós, do extremo sul do Amazonas, esse fenômeno é conhecido como os ‘Temporais de Agosto’. E não existe casa, telhado, árvore que segure o vento. Mas dessa vez foi muito mais forte. Ninguém esperava. O grau de ‘frieza’ que passou pela cidade fez com que caísse uma tempestade de granizo”, contou.

Telhados foram levados pela força do vento — Foto: Reprodução
Telhados foram levados pela força do vento — Foto: Reprodução

A tempestade causou destruição por onde passou. Telhados, casas e fios de alta tensão arrastados ou danificados, seja pela força do vento ou pela queda do gelo. Segundo o professor, muitas famílias carentes da cidade perderam tudo.

“O nosso município é muito pobre, aí vem um vento desses e destrói o que as pessoas conseguiram fruto do trabalho. Levou casa inteira, telhado inteiro, levou tudo. Não tinha tamanho de árvore que ele não conseguiu levar pela raiz. Fios de alta tensão o vento arrancava como fio de cabelo”, disse o morador.

 

Com informações do g1

você pode gostar também