-Publi-A-

Vereador Telo Pinto cobra reprodução de toadas de boi no período do Festival de Parintins

De acordo com a propositura, a toada de boi no período do Festival, na maioria das vezes, é substituída por forró, xote, entre outros ritmos que não fazem parte da identidade cultural parintinense

O vereador Telo Pinto (PSDB), na sessão ordinária desta segunda-feira, 05 de junho, agradeceu a Secretaria Municipal de Obras por executar a operação tapa buracos nas vias públicas de Parintins, bem como melhorar o sistema de iluminação pública. O parlamentar também apresentou uma Indicação ao Poder Executivo no sentido de publicar Decreto Municipal direcionado aos restaurantes, lanchonetes, bares e demais logradouros públicos da cidade para que no período do Festival Folclórico de Parintins toquem toadas de boi bumbá.

De acordo com a propositura, a toada de boi no período do Festival, na maioria das vezes, é substituída por forró, xote, entre outros ritmos que não fazem parte da identidade cultural parintinense. “Isso causa espanto aos visitantes que vêm para o Festival, pois ao chegar em nossa Ilha esperam ouvir toada de boi bumbá, mas quando chegam se deparam com paredões tocando forró, o que não condiz com a cultura local”, explicou.

Por esse motivo, o vereador Telo Pinto apresenta a respectiva Indicação como forma de conscientizar e tornar a toada a marca registrada da cultura de Parintins. “Esperamos que os restaurantes, lanchonetes e bares da cidade toquem em seus equipamentos de som as toadas dos bois Garantido e Caprichoso. Precisamos valorizar a nossa cultura. Precisamos valorizar o nosso Festival”, frisou.

Solicitou ainda da Prefeitura Municipal de Parintins, por meio de Requerimento, a retomada de concursos para eleger a Rua mais enfeitada do Festival Folclórico de Parintins. Para ele, a competição tem a finalidade de resgatar o amor pelas cores dos bumbás e pela tradição cultural de Parintins.

A Indicação e o Requerimento foram aprovados nesta sessão ordinária.

O parlamentar teceu comentários sobre os trabalhos da Comissão Especial de tomada de contas referente ao exercício financeiro de 2016 da administração passada. Segundo ele, terminou o prazo de defesa para o ex-prefeito Alexandre da Carbrás (PSD) explicar e justificar o porquê de não prestar contas. “Venceu o prazo no dia 02 de junho e ele não encaminhou nada para esta Comissão, nem sequer pedido de prazo. Com isso, daremos prosseguimento ao processo e acredito que até a próxima terça-feira (13) nós concluiremos o Relatório da Comissão”, afirmou.

Telo Pinto também desmentiu a fala da vereadora Maria Alencar (PSD) sobre a possível informação de que o Chefe de Gabinete da Prefeitura e diretor interino nomeado para dirigir do Hospital Regional Jofre Cohen é envolvido em desvio de verba de mais de dois milhões de reais repassados a esta Casa de Saúde. “Isso é uma mentira descabida. Eu faço parte desse processo, pois estou arrolado como testemunha. Desde 2013 nós nos defendemos desse processo, porque foi uma maldade que o ex-gestor do Jofre Cohen fez com todos nós”, evidenciou.

Texto: Mayara Carneiro

Fotos: Pedro Coelho

você pode gostar também