Notícias de Parintins o tempo todo!

Vereador Tião Teixeira defende melhorias para escolas indígenas do Rio Uaicurapá

Em resposta às necessidades de melhorias nas escolas das comunidades Monte Carmelo e Aldeia Nova Alegria, na área indígena do povo Sateré-Mawé, no rio Uaicurapá, o vereador Tião Teixeira (PTB) teve dois requerimentos aprovados na Câmara Municipal de Parintins, por unanimidade na sessão ordinária realizada no dia 22 de outubro. As proposituras são direcionadas à Prefeitura de Parintins, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Em visita parlamentar à comunidade Monte Carmelo, no dia 18 de outubro, Tião Teixeira constatou que 14 alunos, do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, estudam em um anexo da Escola Municipal Indígena Laudelino Batista, da Vila Batista, que funciona em barracão coberto de palha. Em conversa com o professor Élison dos Santos de Oliveira e com o coordenador da comunidade, Edmilson da Silva de Oliveira, o vereador se comprometeu em buscar solução para as problemáticas.

Famílias reivindicaram melhorias de escola do Monte Carmelo ao vereador

Em requerimento à Semed, Tião Teixeira solicitou a aquisição de telhas, tábuas para forro, fardamento e mobiliário escolar completo, cujo objetivo é melhorar as condições da educação na comunidade Monte Carmelo. “Oferecer condições para a educação dessas 14 crianças é mais que uma obrigação, é dignidade e respeito com as famílias. Faltam carteiras para os estudantes sentarem na sala de aula. Não há lousa para o professor repassar as atividades aos alunos”, relatou.

Vereador reunido com professor e pais de alunos na comunidade Monte Carmelo

O vereador também encaminhou requerimento à Semed, com pedido de reforma emergente da Escola Municipal Indígena “Nuitu-Nuitu Ymye”, após visitar a Aldeia Nova Alegria, no dia 18 de outubro. Tião Teixeira justificou que o prédio, com quatro salas de aula, foi construído com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da Educação do Campo, com contrapartida da Prefeitura de Parintins, na primeira administração de Bi Garcia, no ano de 2007.

Vereador reuniu com funcionários da escola da Nova Alegria e tuxaua da aldeia

O parlamentar justificou que a manutenção da infraestrutura é reivindicada por 30 famílias, 81 estudantes e 08 funcionários da escola. Tião Teixeira reuniu com o gestor da escola, professor Paulo Alves de Souza, e com o tuxaua da Aldeia Nova Alegria, Azarias de Souza Ferreira, para ouvir as dificuldades da educação na comunidade indígena. O vereador destacou que a escola atende alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, assim como do Ensino Mediado Tecnológico.

você pode gostar também