Vereadora Brena Dianná distribui absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade social

Foto: Larissa Beltrão.

Enquanto o Projeto de Lei 11/2021, conhecido como PL dos Absorventes, não é votado na Câmara Municipal de Parintins, a vereadora Brena Dianná (PSD) organizou a distribuição de absorventes em comunidades carentes do município, em alusão ao Dia Mundial da Higiene Menstrual, comemorado em 28 de maio.

“A pobreza menstrual afeta uma a cada quatro mulheres. O absorvente é item de higiene e não de estética. A falta dele é um risco para a saúde da mulher”, explica Dianná.

Os números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, no Brasil, 26% da população feminina estão em situação de pobreza menstrual, porém em Parintins o número mais que dobra, chegando a 55,29%.

A vereadora Brena Dianná fez a distribuição no fim da tarde desta sexta e início da noite em diversos bairros periféricos e continuará no fim de semana. Em cada distribuição, ela conversava com um pequeno grupo de mulheres e meninas, explicando a importância do uso do item higiênico.

“O dever do parlamentar é cuidar do povo. E a saúde é imprescindível. Devemos chamar atenção da população e de demais autoridades para essa realidade invisível que é a pobreza menstrual e fazer com que as nossas meninas possam frequentar as salas de aulas também naqueles dias”, enfatiza a vereadora.

Sobre o PL dos Absorventes
Apresentado na Câmara Municipal de Parintins, no dia 17 de maio, o projeto de lei dispõe sobre o fornecimento de absorventes higiênicos nas escolas públicas e nas unidades básicas de saúde, no município de Parintins.

você pode gostar também